[SAIBAMAIS]Com 35 anos de experiência em pediatra, o médico Rui Tavares acaba de lançar o livro Consertador de menino - um verdadeiro guia para os pais de primeira viagem. Veja algumas dicas do especialista para ajudar pai e mãe no cuidado com os filhos:
Limpeza x toxicidade
; Não use produtos bactericidas, que na maioria das vezes eliminam as bactérias amigas. A casa não deve ser limpa como um centro cirúrgico. É preciso que a criança crie imunidade.
; Evite uso de inseticidas e aerosois, que inalados em ambientes fechados podem causar intoxicação.
; Cuidado com o uso de amaciante, que pode causar alergias.
; Não use perfumes, que se inalados pela criança podem causar alergias, obstruções nasais, espirros e tosse.
Acidentes domésticos
; Coloque portões na estrada e na saída das escadas.
; Na fase em que a criança engatinha, é melhor não deixá-la ter contato com animais domésticos, já que ela pode agredi-lo ou ter contato com a saliva do bicho.
; Evite que a criança entre e permaneça na cozinha e na área de serviço, locais com alto risco de acidentes.
; Portas de vidro devem ser cobertas por película para evitar estilhaços em caso de quebra.
; Cuidado com móveis que têm equilíbrio instável e podem virar ao serem usadas como apoio para a criança subir.
; Gavetas com trilhos corrediços e portas devem ter presilhas para evitar o fechamento. As portas também devem ficar sem chave para evitar que a criança se tranque no cômodo sozinha.
; Verifique a temperatura da água com o cotovelo antes do banho e não deixe a criança sozinha por nenhum momento.
; Mantenha as portas do banheiro fechadas para evitar afogamento no vaso sanitário.
; Cobertores e travesseiros pesados devem ser evitados. Mantenha o berço longe de fios, cordas de venezianas e cortinas.
; O brinquedo deve ser grande o suficiente para não ser engolido, forte para não ser quebrado e não pode conter peças facilmente destacáveis.
; O berço e o cercadinho devem ter grades altas, com intervalos menores que 6cm entre as barras. A criança, em pé, tem que estar com os ombros na altura da borda superior da grade.
Compras a evitar
; O andador inibe o desejo de engatinhar no bebê, facilita o deslocamento vertical da criança numa fase em que ela precisa desenvolver coordenação nos quatro membros para a maturidade cerebral.
; Roupas apertadas demais, principalmente em meninos, porque não permite que a bolsa escrotal fique na posição relaxada, e os testículos são submetidos a temperatura acima da recomendável. Ao longo do tempo, isso poderá comprometer a produção de espermatozoides.
; Não se deve usar calçados com saltos, tamancos, tênis com estruturas rígidas, que tiram a espontaneidade dos movimentos da criança.
; Sandálias com numeração maior que o recomendado aumentam o risco de quedas.
; O alisamento e o clareamento do cabelo da criança é um procedimento errado. O contato com produtos químicos pode causar alergia e intoxicação.
Fonte: livro Consertador de menino, do pediatra Rui Tavares
Para saber mais
Site com informações sobre cuidados e criação dos filhos:
www.consertadordemenino.com.br