postado em 02/03/2010 07:00
Seja para relaxar após um longo dia estressante, para curar a ressaca de uma noitada ou para se preparar para um momento importante, um bom banho é sempre uma excelente opção. Desde o tempo das cavernas, quando os homens pré-históricos utilizavam a água como diversão, até os dias de hoje, nas modernas clínicas e spas, o ato de lavar o corpo nunca saiu de moda. Atualmente, a atividade extrapolou os limites do banheiro e se tornou um verdadeiro ritual de bem-estar físico e emocional. Além disso, há os banhos terapêuticos, que são, além de uma forma de cuidar da aparência, uma maneira de prevenir doenças e driblar o estresse.Engana-se quem acredita que os banhos são apenas para a limpeza da pele. Eles também podem ser direcionados para outras finalidades. ;Um banho com frutas cítricas, gengibre e capim-cidreira pela manhã ajuda a criar um efeito estimulante, que espanta o cansaço e deixa a pessoa mais preparada para as atividades do dia;, garante Estela Boner, diretora do Nuwa Spa. ;Da mesma forma, leite, sais e óleos essenciais ajudam a pessoa a relaxar e a dormir mais tranquila. Por isso são mais recomendados antes do sono;, completa.
Segundo Estela, a principal vantagem dos banhos terapêuticos é que eles potencializam o efeito de qualquer tratamento relaxante ou estético. ;O banho ajuda o paciente a se desligar dos problemas. Então, se logo em seguida ele recebe alguma terapia, estará mais aberto, mais receptivo, e os efeitos serão muito melhores;, conta. Além dos fins estéticos e terapêuticos, o momento do banho pode ser aproveitado simplesmente para dedicar um tempo a si mesmo. ;Na correria do dia a dia, nós não temos tempo de pararmos e nos concentrarmos em nós mesmos, por isso o banho pode ser uma ótima oportunidade para a introspecção;, acredita a diretora.
Para os brasilienses, uma nova opção é a Ducha Vichy. Originária de uma das mais antigas casas de banho da França, a massagem feita por vários chuveiros suspensos sobre uma mesa é complementada pelo trabalho de um massagista. ;É um banho para retirar as impurezas físicas, psicológicas e emocionais;, conta Estela. A massoterapeuta Nayla Jéssica do Nascimento, 20 anos, resolveu experimentar a novidade: ;A água quente escorrendo pelo corpo dá uma sensação de alívio, e o barulho dela caindo transmite uma sensação de tranquilidade, que melhora o resultado da massagem aplicada;, descreve.
Quem também aponta as vantagens dos banhos é a psicóloga aposentada Célia Xavier Dantas, 57 anos. Ela não perde a oportunidade de aproveitar as terapias relaxantes. ;É maravilhoso, você se sente totalmente relaxada e bem disposta. Depois que começa, não dá vontade de parar. Já indiquei para todas as minhas amigas;, conta. ;A água transmite um sentimento de contato com a natureza, que os moradores da cidade, infelizmente, não têm com frequência.;
Uma opção para quem quer aproveitar os benefícios dos banhos é a talassoterapia (1), que utiliza sais, algas e até água trazida do mar para o tratamento de enfermidades. ;Ela pode ser utilizada para vários fins, que vão desde o simples alívio do estresse ao combate dos sintomas de enfermidades como artrite, osteoporose, reumatismo, gota, nevralgia, entre outras;, conta Sueli Maestri, gerente do Golden Spa.
Além do uso das substâncias, o tratamento pode ser aliado a outras terapias, como a cromática, que utiliza luzes de várias cores para influir diretamente no humor do paciente, deixando-o mais relaxado, e a massagem subaquática, em que jatos d;água produzidos em uma banheira especial atingem 96 pontos do corpo. ;O tratamento age na intensificação do metabolismo humano, assumindo o poder de atuar como anti-inflamatório, bactericida, laxativo e desintoxicante, explica Sueli Maestri.
A fisioterapeuta Catarina Rosa Leite, 25 anos, experimentou pela primeira vez a massagem hidroterápica aliada à talassoterapia. Para ela, a principal vantagem do banho é o relaxamento. ;Você experimenta um nível de relaxamento extremo. Eu quase dormi enquanto fazia o banho;, conta. ;E como é possível escolher a cor das luzes da banheira, dá para utilizar desde um azul que acalma até uma cor forte como o laranja, que te deixa mais animada;, conclui.
Cuidados
Apesar dos excelentes resultados, seja em casa ou nas clínicas especializadas, os banhos merecem atenção. Quem afirma é Gilvan Alves, presidente da Associação Brasileira de Dermatologia do Distrito Federal. Segundo ele, o principal cuidado a ser tomado é com a preservação da capa de oleosidade que serve para proteção da pele. ;Por isso, esponjas e buchas de banho nunca devem ser utilizadas. Elas agridem a pele e retiram sua hidratação natural;, conta o médico.
Segundo ele, nos banhos diários, devem-se utilizar apenas sabonetes com fórmulas suaves. ;Após a ducha, é importante aplicar cremes hidratantes em um prazo máximo de cinco minutos, que é quando a pele ainda está úmida;, explica. Outra prática que exige cuidados é a esfoliação. ;Ela nunca deve ser diária. O ideal é que seja quinzenal, para que a pele possa se recuperar;, completa o dermatologista.
O médico alerta ainda para o cuidado com a temperatura da água. Segundo ele, ela não deve ser muito quente. ;Principalmente em locais secos, como Brasília, a água deve ser levemente morna ou fria. Se a temperatura estiver muito alta, ela pode potencializar os efeitos da falta de umidade e facilitar a contaminação por fungos e micoses;, conclui Alves.
1 - Direto do mar
Trata-se de uma terapia que utiliza substâncias marinhas no alívio e tratamento de várias enfermidades. O termo talassoterapia é a junção do vocábulo grego thalassa (mar) e terapia (cura). Mesmo antes de ser chamada dessa maneira pelos gregos, a técnica era praticada por volta de 4000 a.C. pelos chineses, que retiravam das algas vermelhas substâncias com poderes curativos.
Não tem banheira?
Não tem importância, aprenda a fazer com um saquinho um porta sais e ervas, para você aproveitar um banho relaxante também no chuveiro.
1; Passo - Corte um pedaço de tecido de algodão ou tule bem fino, com 20 a 25 cm de diâmetro no formato circular.
2; Passo - Faça uma barra sem arrematar a extremidade. Passe por ela um barbante. O Saquinho deve ficar com um formato suficiente para envolver toda a base do seu chuveiro.
3; Passo ; Coloque sais de banho, ervas aromáticas a pétalas de flores da sua preferência e amarre bem firme no chuveiro de modo que toda a água passe pelo saquinho.
Aprenda a fazer sais de banho em casa
Igredientes
- 20g de sulfato de magnésio
- 3 gotas de corante alimentar
- 80g de sal grosso para cosméticos
- 3 ml de essência de ervas
- 1 colher de sopa de ervas desidratadas (alecrim, erva-doce e arruda
Como fazer
Misturem bem todos os igredientes colocando-os dentro de um saco plástico. Caso você não tenha sal para cosmético, saiba que isso não é problema, pois você também pode utilizar sal grosso de cozinha. Basta aquecer o fogo por 10 minutos, e depois, colocar o sal não deixando ficar empapado.