Ciência e Saúde

O lançamento do Discovery com a presença de três mulheres mostra que o gênero feminino ocupou seu lugar na conquista espacial

postado em 06/04/2010 07:00
Pela primeira vez na história, três mulheres trocaram os vestidos e as saias pelo macacão laranja de astronautas e partiram, juntas, rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, pela sigla em inglês). Às 7h21 (hora de Brasília), o ônibus espacial Discovery rasgou o céu a uma velocidade de 26 mil quilômetros por hora até entrar na órbita da Terra, após ser lançado do Cabo Canaveral (Flórida). A missão STS-131, com duração prevista de 13 dias, tem a meta de desembarcar na ISS nada menos do que 8t de mantimentos e materiais, incluindo dois beliches para os seis ocupantes da estação, além de sete aparelhos para testes científicos.

Sob as ordens do comandante Alan Poindexter e trabalhando ao lado do piloto James P. Dutton Jr. e dos especialistas de missão Rick Mastracchio e Clayton Anderson, a geóloga norte-americana Dorothy Metcalff-Lindenburger, a engenheira também norte-americana Stephanie D. Wilson e a engenheira aeroespecial japonesa Naoko Yamazaki (1) ouviram a saudação de Laurie Sally, diretora de teste do Discovery, pouco antes da decolagem. ;Aproveitem a viagem;, disse ela. As três astronautas se juntarão à também japonesa Soichi Noguchi, que já está a bordo da ISS. Os especialistas Mastracchio e Anderson realizarão três caminhadas espaciais de seis horas e meia de duração para substituir um compartimento do tanque de amônia e trocar uma peça de uma das pilastras da estação. A amônia é usada para mover o excesso de calor de dentro da estação para os radiadores, instalados do lado de fora.

Robert Culp, professor do Departamento de Ciências da Engenharia Aeroespacial da Universidade do Colorado, vê a presença de mulheres no espaço como uma ocorrência normal. Ele já foi professor de pós-doutorado da astronauta indiana Kalpana Chawla ; morta na explosão do ônibus espacial Columbia, em 1; de fevereiro de 2003 ; e da norte-americana Marsha Ivins. ;O fato de três mulheres irem ao espaço juntas é incomum, mas eu espero que isso ocorra com mais frequência no futuro;, afirmou ao Correio, por e-mail, acrescentando que passa de 10 o número de mulheres astronautas nas fileiras da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos.

De acordo com Culp, as mulheres têm mais vantagens que os homens na realização de algumas tarefas, por serem geralmente mais leves e menores. ;Não há razão para pensar que elas não sejam tão bem qualificadas ou bem treinadas;, garante o especialista. ;Eventualmente, veremos um ;racha; entre homens e mulheres astronautas, especialmente à medida que a percentagem de cientistas indo à ISS aumenta;, admite.

Pouco depois de retornar do Cabo Canaveral, onde assistiu ao lançamento do Discovery, John Longsdon, professor emérito de ciência política e assuntos internacionais do Instituto de Política Espacial da Universidade George Washington, também elogiou a tripulação da STS-131. ;Todas as quatro mulheres a bordo do Discovery e da ISS são profissionais de altíssimo nível, plenamente capazes de exercer todas as tarefas, assim como seus colegas homens;, afirma à reportagem, também por e-mail.

Em entrevista publicada pelo próprio site da Nasa, a especialista de missão Dorothy Metcalff-Lindenburger contou que, logo depois de saber da convocação para ir ao espaço, escondeu a notícia dos pais, durante algum tempo. ;Por um momento, eu não dividi a notícia com as pessoas. Eu não acreditava que ela fosse real, até que liguei para meus pais e disse: ;Está tudo bem, mas vocês não podem ligar para ninguém, eu acho que voarei no espaço;;, relatou.

Por sua vez, Stephanie Wilson lamentou a aposentadoria dos ônibus espaciais, marcada para começar no fim deste ano. ;Eles serão lembrados de muitas formas. Uma delas, por terem sido a ponte entre a órbita da Terra e a exploração do espaço profundo. Também por terem sido uma ponte sobre o vácuo entre as comunidades, atraindo parcerias internacionais;, acrescentou. A japonesa Naoko Yamazaki disse que espera trabalhar com os companheiros e companheiras para cumprir todos os objetivos da missão. ;Também aguardo ansiosamente para observar a Terra do espaço. Acredito que aproveitaremos a sensação de microgravidade;, acrescentou.

1
- Notícias pelo Twitter
A astronauta Naoko Yamazaki, a primeira mãe japonesa a viajar para o espaço, prometeu falar sobre o que ocorre em órbita por meio do microblog Twitter. Com mais de 15 mil seguidores, Naoko ; cujo apelido na rede social é astro_Naoko ; pretende relatar a experiência a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). O também astronauta Soichi Noguchio conseguiu juntar 170 mil fãs quando começou a publicar fotografias de diferentes locais da Terra tomadas do espaço.

; Quem é quem

Naoko Yamazaki
Nascida em 1970 em Matsudo (Japão), é casada com Taichi Yamazaki, com quem tem um filho. Bacharel em engenharia aeroespacial pela Universidade de Tóquio e mestre na mesma matéria, incorporou-se à Agência Nacional de Desenvolvimento Espacial do Japão (Nasda) em 1996 e especializou-se no sistema de integração do Módulo de Experimento Japonês. Em maio de 2004, completou o treinamento de engenheiro de voo da nave espacial russa Soyuz TMA.

Dorothy Metcalf-Lindenburger
Nascida em 2 de maio de 1975 em Colorado Springs, é casada e tem um filho. Bacharel em geologia pelo Whitman College, já ganhou várias honrarias por seu trabalho. Foi selecionada pela Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, em maio de 2004. Em fevereiro de 2006, completou o treinamento de candidatos a astronauta, que incluía instrução sobre os sistemas dos ônibus espaciais e da Estação Espacial Internacional (ISS) e treinamento para sobrevivência na selva.

Stephanie D. Wilson
Nascida em Boston, em 1966. Bacharel em ciências de engenharia pela Universidade de Harvard, possui mestrado em engenharia aeroespacial. Sua experiência como astronauta inclui a missão STS-131, em julho de 2006. Foi a responsável pelo gerenciamento do braço robótico para inspeções extraveiculares e ajudou na transferência de mais de 6,8t de equipamentos para a ISS. Entre seus passatempos, estão o esqui, a música e a coleção de selos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação