Substitutos para o preservativo

postado em 23/04/2010 21:17
Imagine se, em vez de precisar negociar com o parceiro o uso de preservativo, fosse possível prevenir a contaminação pelo HIV apenas com a aplicação de um gel vaginal antes da relação sexual. O novo método, que aposta na ação de substâncias químicas chamadas microbicidas para bloquear o avanço do vírus no organismo, é uma das apostas dos pesquisadores para conter a epidemia de aids no futuro.

As perspectivas foram discutidas na 5; Conferência Internacional sobre Patogênese, Tratamento e Prevenção da Sociedade Internacional de Aids. Há nove estudos mundiais sobre microbicidas em andamento, e mais de 50 substâncias químicas estão em fase de pesquisa pré-clínica. Um dos primeiros projetos a demonstrar a eficácia do produto foi o Pro 2000 ; o microbicida vaginal seria capaz de aumentar em 30% o índice de proteção contra o vírus. As substâncias formariam uma espécie de barreira natural na vagina, dificultando a capacidade do HIV de contaminar células saudáveis.

Embora os resultados iniciais ainda sejam tímidos, a microbiologista Sharon Hillier, da Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh (EUA), comemora. Com o avanço dos estudos, os primeiros produtos podem chegar ao mercado em 15 anos.

"O HIV é uma crise feminina. Uma das questões surpreendentes é que as participantes relatam aumento do prazer com o uso do gel, o que pode estimular ainda mais a prevenção."

*A repórter viajou a convite da National Press Foundation