Ciência e Saúde

Milenar prática chinesa, o tai chi chuan pode trazer grandes benefícios à saúde

Além de ajudar a afugentar o estresse cotidiano, a atividade contribui para melhorar a circulação, regular a pressão arterial e até prevenir a artrite

postado em 24/04/2010 07:00
Grupo de praticantes se exercita na entrequadra da 104/105 Norte: meditação, equilíbrio e pazA respiração lenta acompanha os movimentos leves e, por alguns instantes, a mente vaga. O coração desacelera, o estresse e as preocupações do dia a dia fogem do pensamento. O exercício ajuda a relaxar, não tem limite de idade e, se for feito ao ar livre e em grupo, melhor ainda. A prática milenar do tai chi chuan pode ser uma grande aliada da saúde. Estudos científicos conseguiram comprovar a eficácia da atividade para melhorar a circulação, regular a pressão arterial, ajudar no equilíbrio e prevenir a artrite. O tai chi chuan é considerado como uma arte marcial, usada por lutadores para ter consciência dos movimentos do corpo. O objetivo é meditar sem ficar parado. Os praticantes trabalham a respiração durante o exercício e a cada posição executada precisam encontrar o equilíbrio. O método é baseado na observação dos animais e no estudo da interação entre diversos elementos naturais.

A advogada Karen Schmidt, 58 anos, por exemplo, faz a atividade todos os dias e tenta convencer todo mundo a fazer o mesmo. Ela dá entrevista, mas, ao mesmo tempo, não quer perder nenhum dos movimentos. Vai e volta no gramado sem pressa para falar sobre como o tai chi mudou o ritmo da sua vida. ;Sempre fui uma pessoa muito agitada e passei por uma transformação de 180 graus. Com o exercício, comecei a ficar mais tranquila e relaxada. Tinha problemas respiratórios e nos joelhos, mas aprendi a articulá-los correta e lentamente;, explica. E convida: ;Vem praticar um pouquinho. Você vai ver como vai conseguir escrever o seu texto com muito mais convicção;.

Com um sorriso no rosto, uma saudação com a cabeça e olhar calmo, o médico e mestre Moo Shong Woo, no auge de seus 78 anos, é um dos maiores divulgadores da prática no Distrito Federal. Há 35 anos, ele ensina a arte milenar na entrequadra da 104/105 Norte, pontualmente, às 6h, diariamente. ;O tai chi é indicado para curar todo o tipo de problema de saúde, porque trabalhamos o corpo, a mente e o espírito. É claro que sempre é bom consultarmos um médico, mas não existe contraindicação. Qualquer pessoa pode praticar, mas é preciso respeitar a individualidade: este sapato pode ser bom para mim, mas não para ele;, analisa.

De acordo com Francisca Scoralike, médica-clínica e geriátrica da Amil, para ter boa saúde e se livrar do estresse, atividade física é fundamental. O tai chi traz benefícios, como o fortalecimento muscular e a prática do alongamento. ;Por ser um exercício que normalmente se pratica ao ar livre e que envolve concentração e melhora dos movimentos, é recomendado tanto para jovens quanto para adultos e idosos. É claro que cada indivíduo deve procurar o que mais lhe dá prazer, mas, em conjunto com uma boa alimentação e com outras atividades, pode ser uma boa escolha. Não é uma receita do bolo, mas faz parte do cardápio;, afirma a especialista.

Karen (em primeiro plano) pratica todos os dias: adeus à agitação e aos problemas respiratórios e nos joelhosEm qualquer lugar
Quando o sol chega, o professor de linguística Hildo Couto, 68 anos, deixa a sala de aula e as dezenas de alunos bem longe para respirar e inspirar ao ar livre. Com seis anos de prática, depois da aula do mestre Woo, ele coordena os movimentos de um novo grupo durante uma hora. ;Eu tinha uma gastrite terrível, que não sarava nunca. Sempre caminhava por aqui e via o pessoal fazendo tai chi, até que um dia resolvi acompanhar. A dor desapareceu com o tempo ; e o estresse também;, comenta. Para ele, a grande vantagem da prática é que pode ser feita em qualquer lugar, antes do trabalho, em casa, debaixo do chuveiro e até mesmo no corredor do avião.

As dores nas articulações de Maria Adelina Barbosa de Lima, 57 anos, sumiram. A postura está de miss e a respiração de menina. O maior efeito do exercício foi fazer com que ela conseguisse vencer os degraus da escada e mais tarde subir no banquinho da cozinha e alcançar o armário. ;Minha vida melhorou muito. Não podia nem mexer os dedos da mãos, não levantava a perna e minha rinite alérgica acabou. Meu médico e meu marido me incentivaram e estou aqui há quase três anos;, conta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação