Ciência e Saúde

Tigre inaugura série de reportagens sobre o Zoológico de Brasília

postado em 06/05/2010 07:00
; Pablo Alejandro
; Paloma Oliveto


É um pedacinho do mundo animal, representado em quase 700 hectares, onde convivem bichos que, no habitat natural, jamais ficariam tão próximos. Em que outro local pode-se esbarrar em uma brasileiríssima ema, parar o carro para o sul-americano pato atravessar a rua, assustar-se com o rugido do leão africano e observar o tigre asiático balançar na rede, sob a sombra das palmeiras? No Zoológico de Brasília, onde vivem 1,3 mil animais de 300 espécies, e por onde passam, mensalmente, 40 mil pessoas.

As placas diante dos recintos de exposição explicam aos visitantes os dados científicos e os hábitos dos animais. Na pressa para não perder nenhum bicho, muitas pessoas só dão uma olhadinha, antes de se acomodarem nas grades e observarem as atrações. Para ajudar os leitores a conhecer melhor os bichos que visitam, o Correio preparou uma série sobre animais dos cinco continentes que vivem no Zoológico de Brasília. Hoje e nas próximas quintas-feiras, um bicho diferente estará nas páginas de ciência do jornal.

Os tigres-de-bengala inauguram a série. Eles são três irmãos ; Rabisco, 9 anos; Laila, 14; e Nina, 8 ; dividindo um espaço de 530m; de área verde. O trio nasceu no zoológico e é a segunda geração dos felinos que vivem no cativeiro de Brasília. Filhos dos já mortos Hanny e Sultão, cada um tem personalidade própria. Apesar do tamanho, Rabisco é quase um gatinho. De acordo com o tratador, Antonio Paulo Soares, há 29 anos dedicando-se aos animais, ele chega a miar. Nina e Laila são mais temperamentais e, quando uma está solta, a outra fica na área de cabeamento, separada por uma grade. Muito desconfiada, a primogênita da família rosna para os estranhos e fica sob duas patas para que todos vejam o tamanho do problema a enfrentar, caso, de alguma forma, a ameacem.

Não é da natureza do tigre atacar o homem. Mas a coordenadora do setor de mamíferos do zoo, Clariana Sousa Gelinski, lembra que, ao contrário, o homem costuma ameaçar o animal. Daí o felino, na vida selvagem, ficar arredio. Os tigres do zoológico parecem carinhosos tanto com Antonio quanto com Clariana, e miam quando o tratador vai embora. ;Mas a relação não pode ser muito íntima;, afirma Antonio. Nenhum funcionário pode encostar a mão nos animais. Tudo é feito por uma grade. Quando um deles está doente, Antonio os condiciona a entrar em uma jaula. Só trancado e anestesiado é que o bicho recebe os cuidados. ;Desse jeito, pode até dar beijinho;, brinca Clariana, apaixonada por seus felinos.

CURIOSIDADES SOBRE O TIGRE

  • O maior Tigre encontrado até hoje foi um Tigre-da-Sibéria com 2,60 metros de comprimento e 320 quilos de peso.
  • A única maneira de saber se um Tigre é macho ou fêmea é pela companhia ds filhotes, já que é a penas a fêmea que cuida da cria.
  • Os dentes caninos dos Tigres são maiores que os de qualquer outro predador, sendo, por exemplo, no mínimo dez vezes mais compridos que o maior dente de um homem.
  • As listras da cara do Tigre são como a impressão digital de uma pessoa. Não há duas pessoas com a mesma impressão, assim como não há dois Tigres com o mesmo padrão de listras.
  • O Tigre consegue saltar 9 metros de distância em superfícies planas e quase 5 metros de altura.
  • Com todo seu peso e tamanho o Tigre é capaz de se locomover com extrema graça e elegância e sem fazer o menor ruído.
  • Os Tigres são suficientemente fortes para arrastar grandes presas por longas distâncias. Um único Tigre, por exemplo, pode puxar um búfalo-indiano que pesa cerca de 900 quilos. Para locomover um peso tão grande seriam necessários cerca de 14 homens fortes.
  • Quando faminto um Tigre grande pode comer até 45 quilos de carne em uma só refeição. Isso equivale a 1/5 do seu próprio peso.
  • Os Tigres são animais misteriósos e, possuem códigos prórpios e inúmeras maneiras de se comunicarem entre si, por exemplo, eles tem a mania de arranhar arvores e deixar a marca de suas garras.
  • Os maiores Tigres têm pêlos mais espesso e vivem nas partes mais frias da Sibéria.
  • Os Tigres da selva são sensíveis ao calor e usam a água para refrescar-se. São óptimos nadadores e já houve casos de Tigres nadarem mais de 5 quilometros.
  • Tigre-de-Bengala (Panthera tigris tigris) 158 - 211 cm
  • Actualmente, o tigre-de-bengala é a espécie mais comum. Existem no mundo cerca de 2.500 tigres-de-bengala, a maioria deles vivendo na Índia.
  • Tigre-do-Cáspio - EXTINTO - (Panthera tigris virgata) 158 - 201 cm
  • Viveu nas florestas da Mongolia, Irão e Turquia. Foi o único Tigre que habitou o Médio Oriente. Era ligeiramente menor e mais escuro do que o Tigre-de-Bengala.
  • Provavelmente foi extinto em 1950.
  • O tigre-da-china vive em diversas regiões do país que lhe dá o nome mas, actualmente, não existe mais do que 100 animais desta espécie em todo aquele território.
  • O tigre-da-sibéria é o maior de todos os tigres actuais. Abrigado por uma espessa pelagem, ele enfrenta o clima gelado daquela região.A cor clara de seu pêlo o confunde com a neve e permite qhe ele se aprosime da presa sem ser perseguido. Existem hoje cerca de duzentos desses animais vivendo em liberdade.
  • Tigre-de-Sumatra (Panthera tigris sumatrae) 142 a 173 cm e o Tigre-de-Java - EXTINTO - (Panthera tigris sondaica) - vivem em ilhas cobertas por densas florestas tropicais, no sul da Ásia. Para correr e se esconder com mais facilidade, esses animais são favorecidos por um porte menor do que o comum. Ainda assim, existem tigres no continente asiático.
  • Foi visto pela última vez em 1972.
  • Tigre-de-Bali - EXTINTO - (Panthera tigris balica) - viveram na pequena ilha de Bali, na Indonésia. Eram do tamanho do Tigre-de-Sumatra.
  • O último Tigre, acredita-se que tenha sido morto em 1937.
  • Tigre-da-Indochina (Panthera tigris corbetti) 222 a 246 cm - é encontrado principalmente na Tailândia e também no Sul da China, Cambodia, Laos, Vietnam, e parte da Malásia. Estima-se que existam de 1050 a 1750 destes tigres vivendo em liberdade, e 60 vivendo em zoológicos da Ásia e dos Estados Unidos.

Fonte:

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação