Uma droga comum utilizada para tratar a acidose láctica em crianças, o dicloroacetato (DCA), se revelou eficaz contra uma forma de câncer de cérebro, revela um estudo publicado nesta quinta-feira.
O trabalho, realizado por pesquisadores da Universidade Edmonton de Alberta, no Canadá, e que analisou apenas 5 pacientes, mostra que os tumores reagiram ao dicloroacetato mudando seu metabolismo.
O tratamento funcionou nos tecidos dos tumores dos cinco pacientes em fase terminal de câncer cerebral, confirmando experimentos já realizados em 2007.
Em quatro de cinco pacientes foi observado que o câncer estacionou nos 15 meses de tratamento. Em testes posteriores, células retiradas destes pacientes revelaram que o DCA matou as células cancerosas.
"Podemos concluir que o DCA não representa um perigo e pode ser eficaz clinicamente em alguns pacientes", destaca um dos autores do estudo, o Dr. Evangelos Michelakis, da Universidade Edmonton de Alberta, citado pela CBS News.
"Devido à pequena escala deste estudo, não podemos realizar mais especulações", mas os primeiros resultados são suficientes para gerar entusiasmo, inspiração e impulso para novas experiências, em grande escala", disse Michelakis.
O estudo está disponível no site Science Translation Medicine ().