Ciência e Saúde

Crendices e superstições relacionadas à gravidez não passam de mitos

É preciso cuidado: alguns deles chegam a ser potencialmente prejudiciais à mãe e ao bebê

postado em 15/05/2010 07:00
A aposta certa de Jacqueline e Roziane: quando surgem as dúvidas, as futuras mamães só confiam nos médicosBasta o exame dar positivo para surgir uma enxurrada de sugestões, superstições e crendices. ;Enjoo com doce é menino. Com salgado, menina.; ;Tá com azia? Xi, então, o bebê vai nascer cabeludo.; ;Nada de dormir de bruço, porque o bebê pode nascer com os pés tortos.; Centenas de mitos envolvem este período tão importante na vida de uma mulher. Além de passarem por uma transformação física, as grávidas enfrentam uma série de questionamentos e dúvidas. E, durante os longos nove meses, todo mundo ; a mãe, a avó, a sogra, a vizinha, o porteiro, a manicure e até mesmo um desconhecido ;vira especialista. A informação certa parece ser a grande arma da ciência para esses casos. O primeiro passo para se livrar dos mitos é simples: surgiu alguma dúvida? Consulte o médico, sempre.

Depois de ouvir tantas perguntas e dúvidas relacionadas à gravidez no consultório, o pediatra Ricardo Lopes Pontes resolveu reuni-las no livro Barriga redonda, barriga pontuda ; Derrubando mitos, crendices e superstições sobre a gravidez (Casa da Palavra Editora), com a ajuda da jornalista Ana Paula Brasil. ;Já me perguntaram muita coisa, algumas engraçadas e outras perigosas. Por exemplo, dizer que durante a amamentação não pode tomar líquido nenhum. Isso pode prejudicar a saúde, porque hidratação é importante para a mãe conseguir produzir o leite. É preciso ter bom senso e confiar ao médico todas as dúvidas;, afirma o especialista.

É exatamente isso que Roziane Maria de Aquino, 33 anos, grávida de quatro meses e à espera de gêmeos, tenta fazer. Em qualquer lugar que ela vá, alguém tem um conselho ou uma sentença. ;Ainda mais eu que vou ter dois, já escutei até que por isso não vou poder amamentar. Mas eu escuto educadamente e depois deleto. Só tenho duas fontes para a minha gravidez: minha médica e uma amiga que é enfermeira;, comenta. Para a recepcionista, a melhor dica da médica foi o picolé de limão (1) para combater o enjoo. ;Esse não é mito, funciona;, diz.

A segunda vez pode ser mais fácil, porém não menos emocionante. Para Jacqueline Dias Rodrigues, 35 anos, quatro meses de gestação, à espera de um menino, ainda há dúvidas e uma certa ansiedade. ;Minha filha tem 11 anos. Faz tanto tempo que me esqueci de muita coisa. Mas sempre que aparece alguma pergunta, principalmente sobre o que eu posso e não posso comer, recorro à minha médica;, conta a atendente.

Na hora de comer

O cardápio ideal durante a gestação gera incerteza para muitas mulheres. O primeiro passo, no entanto, deve ser deixar de lado a história de que é preciso ;comer por dois;. ;Ganhar muito peso durante a gravidez pode prejudicar tanto a mãe quanto a criança. Isso pode desenvolver um problema de obesidade, hipertensão e diabetes;, explica Ricardo. Duas recomendações, no entanto, podem ser levadas a sério: beber leite e comer mais folhas verde-escuras. São duas fontes de cálcio e ferro que ajudam na formação do feto.

Outro mito que também pode prejudicar a saúde da futura mãe é de que ;muita ginástica durante a gravidez pode prejudicar o bebê;. De acordo com Daniela Rico, professora especialista em atividade física na gestação e no pós-parto da academia Companhia Athlética, muitas grávidas têm dúvidas se devem ou não se render ao exercício. ;O maior medo é que o neném possa sofrer durante a malhação, mas esse risco não existe. Atividades leves e moderadas são super-recomendadas e ajudam muito na gestação. As mais intensas sim, podem prejudicar, porque diminuem os nutrientes da mãe;, comenta.

Para Délcio Rodrigues, ginecologista do Hospital Anchieta, que criou um curso para gestantes há quase 30 anos, muita coisa mudou. As mulheres estão mais confiantes e têm mais acesso à informação, mas a cultura popular ainda é muito forte. ;Precisamos deixá-las manifestarem esse instinto nato de ser mãe, sem bloqueios. Percebemos que algumas questões são básicas para gestantes, geram muito ansiedade e são muito arraigadas culturalmente por mais que a gente dê elementos objetivos para comprovar o contrário. Porém, quando a pessoa está preparada, ela supera esses medos com muita facilidade;, analisa o médico.

Com uma lista de mitos sobre a gravidez nas mãos, Roziane e Jacqueline se surpreenderam. Conheciam quase todas as mentiras, a única dúvida era sobre como ;banho quente é bom para desempedrar o leite;. Elas tinham certeza de que era verdade. O banho relaxa e aumenta a produção de leite, mas, se ele empedrar, a água quente pode piorar a situação. ;Eu cheguei a fazer isso na minha primeira gravidez, meu leite empedrou, e ainda me recomendaram uma simpatia: fazer massagem com um pente embaixo do chuveiro;, relembra Jacqueline.

A amamentação é uma das fases que mais trazem dúvidas para as mulheres, segundo Maria Elizabeth Correa Santos, fisoterapeuta neonatal e coordenadora do curso de gestantes da Unimed Brasília. ;Muitas não querem nem tentar, porque acham que o peito vai cair, mas é justamente o contrário: quanto mais você amamenta, mais bonita fica. As mães também costumam acreditar que, se a criança arrotar no peito, ele pode inflamar. Pura mentira, é completamente natural que isso aconteça. Outra coisa: não existe leite (2) fraco, toda mãe tem suficiente para alimentar e sustentar seu filho;, confirma a especialista.

As únicas simpatias válidas são as que servem para adivinhar o sexo do bebê, porque não causam perigo à saúde da futura mãe. Nenhuma tem comprovação científica, mas são divertidas. ;Tem muita gente que carrega essas histórias desde a época da avó. E não importa qual for o método, as chances de acertar são de 50%;, aponta Maria Elizabeth. Entre as mais usadas pela atendente estão colocar um garfo e uma colher enrolados no guardanapo na mesa: se a grávida escolher o primeiro, é menino; se for a segunda, menina. Outra tática é cozinhar um coração de galinha (só serve se for caipira) e cortar no meio. Se ele abrir, é mulher; se ficar fechado, homem. ;Fiz todas e deu certo e ainda dei boas risadas;, garante Jacqueline.

1 - Sintoma passageiro
Os enjoos são causados pelo hormônio produzido para garantir o desenvolvimento do bebê até que a placenta esteja pronta para assumir essa função. Alguns alimentos aliviam a náusea, principalmente os ácidos, como tomate, tangerina e picolé de limão. O médico obstetra também pode dar orientações e sugerir alguma medicação, se necessário.

2 - Essencial para o bebê
O leite materno tem um aspecto mais ralo, porém é rico em nutrientes, não precisa ser substituído ou complementado. É a melhor alimentação para o bebê, porque reforça o sistema imunológico. Nos primeiros seis meses de vida, os pediatras recomendam apenas o aleitamento materno. Ele é suficiente para manter um ótimo nível de hidratação, não havendo necessidade de dar água ou chás ao bebê nessa fase.

Mitos sobre gravidez

"A mãe vai sentir o bebê se mexer quando comer doce"

Na crença popular, ainda na barriga, os bebês gostam de chocolate e chutam loucamente quando ganham sorvete. Mas não existe relação do movimento fetal com o que você come. Eles ainda não têm preferências alimentares quando estão na sua barriga.

"Ginástica durante a gravidez prejudica o bebê"

Não é verdade. Exercício faz bem à gestação. Mas o médico deve ser consultado sobre o tipo de atividade física. Hidroginástica e natação são bem populares entre as grávidas.

"Grávida não pode viajar de avião"

Depende da fase da gestação. Se ela estiver bem pode viajar até o fim do sexto mês. A partir daí é desaconselhado. E a empresa aérea só vai permitir o embarque com autorização do médico.

"Grávida sente mais calor"


Não obrigatoriamente, mas é comum. O metabolismo da gestante trabalha acima do normal. E ela passa por mudanças hormonais que podem aumentar a sensação de calor e a transpiração.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação