Ciência e Saúde

Mitos e verdade sobre a Sucuri, terceiro animal da série sobre Zoo de Brasília

Chamada pelos norte-americanos de anaconda, a espécie não é tão agressiva como aparece nos filmes. Considerada a rainha das cobras, chega a medir mais de 11m e a pesar cerca de 100kg

postado em 20/05/2010 07:00
; Pablo Alejandro
; Tatiana Sabadini


Chamada pelos norte-americanos de anaconda, a espécie não é tão agressiva como aparece nos filmes. Considerada a rainha das cobras, chega a medir mais de 11m e a pesar cerca de 100kgEla é a serpente mais temida do mundo. Protagonista de lendas brasileiras e de filmes hollywoodianos, aparece sempre retratada como um grande inimigo do homem. No entanto, tudo não passa de histórias e contos. Nesse caso, tamanho não é documento. A bela sucuri é calma. Apelidada pelos norte-americanos de anaconda, ela não é tão perigosa como se costuma pensar, muito menos venenosa. A terceira reportagem da série sobre os animais que habitam o Zoológico de Brasília é dedicada à rainha das cobras, dona de uma larga mandíbula, que consegue abrir em um ângulo de 180 graus.

Uma filhote de sucuri é uma das mais novas moradoras do zoo. Ela chegou em março, trazida de Carajás, no sul do Pará, para substituir Gláucia, que reinou no local durante 20 anos, antes de morrer de velhice no fim do ano passado. A atração está se acostumando com o cerrado e ainda não recebeu um nome. ;Até agora, ela está muito bem aqui. Temos de ter certos cuidados, por causa da baixa umidade;, afirma Thiago C. Luczinski, coordenador da área de répteis e anfíbios.

Chamada pelos norte-americanos de anaconda, a espécie não é tão agressiva como aparece nos filmes. Considerada a rainha das cobras, chega a medir mais de 11m e a pesar cerca de 100kgNo recinto separado especialmente para ela, muito verde e água. Quem passa por ali, às vezes demonstra medo, e quase sempre, muita curiosidade. Algumas crianças gritam e ficam impressionadas com o tamanho da cobra, que com pouco tempo de vida já mede quase 3m. Apesar do tamanho, o perigo é praticamente nulo, segundo o especialista em herpetologia. ;Não é um bicho agressivo, mas é claro que, se for atiçado, vai reagir. Tem muita lenda por aí. E eu tenho minhas dúvidas de que ele possa comer um homem, porque não faz parte do menu dele;, diz Luczinski.

As sucuris conseguem se manter esbeltas por um motivo: podem passar até seis meses sem comer. A filhote que habita o zoológico se alimenta a cada 10 dias. No cardápio, preás, coelhos e ratos grandes. Ela prefere comer perto do anoitecer. As presas são criadas ali mesmo e depois deixadas no recinto para serem caçadas. A cobra fica embaixo d;água, esperando pela melhor hora de dar o bote, que normalmente ocorre quando os bichos resolvem matar a sede.

[SAIBAMAIS]Sem água, a sucuri não sobrevive. Por isso, ela escolhe rios e regiões alagadas para viver. A Amazônia e o Pantanal são verdadeiros paraísos para a espécie. Na terra, ela é lenta. O peso de quase 100kg ; é considerada a cobra mais pesada do mundo ; faz com que ela não tenha tanta agilidade como outras serpentes. Mesmo assim, ela segue rainha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação