Publicidade

Correio Braziliense

Telescópio Hubble capta planeta sendo devorado por estrela


postado em 24/05/2010 18:23

O telescópio espacial Hubble captou um planeta de nossa galáxia, a Via Láctea, sendo devorado por sua estrela gravitacional, anunciou nesta segunda-feira um comunicado publicado no Astrophysical Journal Letters.

O planeta agonizante, batizado de Wasp-12b, é o mais quente conhecido na Via Láctea, com uma temperatura de 1.500 graus Celsius em sua superfície, e poderá desaparecer totalmente nos próximos dez milhões de anos, segundo os autores.

A descoberta foi possível graças a um instrumento novo instalado no Hubble em 2009. Trata-se do "Cosmic Origins Spectrograph", que captou a atmosfera do planeta inchando devido ao calor e à força gravitacional de sua estrela.

O Wasp-12b, descoberto em 2008, está a 600 anos-luz da Terra (um ano-luz corresponde a 9,4 bilhões de quilômetros), na constelação de Auriga.

Os austrônomos sabiam que as estrelas podiam tragar seus planetas caso estes se aproximassem muito, mas esta é a primeira vez que o fenômeno é observado de perto.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade