Qual é a relação entre o Universo e o que nos acontece ao longo da vida? É possível conhecer melhor a si mesmo a partir da análise das posições dos planetas? Essas e outras questões são debatidas por céticos e místicos há bastante tempo. E, para muitos, essas respostas podem vir da astrologia, conjunto de saberes e crenças seculares que estuda a relação dos movimentos dos astros com os acontecimentos na Terra. Depois de terem seu trabalho popularizado em jornais e revistas, e mais recentemente na internet, os astrólogos querem agora ser reconhecidos não como meros videntes, mas como especialistas de uma área de conhecimento séria, conectada com a realidade.
A astrologia se fundamenta no pressuposto de que todas as coisas que existem no Universo estão relacionadas. ;Se todas as coisas estão conectadas entre si, a posição dos planetas num determinado momento de nascimento falará sobre essa vida, revelando seu propósito, seus talentos, suas motivações;, diz Maurice Jacoel, diretor da Central Nacional de Astrologia (CNA), entidade que agrega astrólogos de todo o país. ;Ela é uma ferramenta bastante completa e que permite interfaces com outros saberes. A astrologia auxilia a pessoa sobre questões relacionadas a vocação, relacionamentos pessoais, casamento, finanças, comportamento adequado sobre a saúde, educação, viagens e relações de família;, completa Jacoel.
Para esclarecer melhor as questões que permeiam a astrologia moderna, a CNA realiza no próximo sábado, em Brasília, o 5; Circuito Nacional de Astrologia. ;Falar sobre essas questões em um ambiente plural pode facilitar a reflexão de cada um sobre o tema;, acredita Ana Cláudia Sivieri, uma das organizadoras do evento. ;Até porque a astrologia, quando estudada e praticada de forma séria e responsável, torna-se portadora da inteireza humana, afastando a fragmentação abismal em que muitos estão mergulhados atualmente.;
Previsões
O maior contato dos leigos com a astrologia ocorre por meio das colunas de horóscopo publicadas em jornais e revistas. Para alguns especialistas, porém, esses serviços podem dar uma ideia errada das reais funções da astrologia. Para Jacoel, é importante que as pessoas entendam que existe uma grande diferença entre horóscopo e outras formas de astrologia, mais individualizadas e aprofundadas. ;É necessário que astrólogos sérios e com conhecimento correto sobre a astrologia cheguem às diversas mídias. Só assim poderá haver uma diferenciação entre a ;astrologia de consumo; e a que realmente traz benefícios pessoais;, diz o presidente da CNA.[SAIBAMAIS]
Para o administrador Jarbas Pereira, 30 anos, a orientação dos astros já foi obrigatória. ;Eu já fui muito de seguir horóscopos, tinha uma conta em um serviço de mapa astral pela internet que me passava diariamente as minhas previsões, às quais eu seguia à risca;, conta. Como as previsões são baseadas no movimento constante dos astros, ele começou a perceber que os conselhos que chegavam por e-mail começaram a se repetir. ;Foi aí que eu resolvi deixar isso um pouco de lado. Eu continuo acreditando, mas agora prefiro não acompanhar sempre. Hoje leio mais por hábito;, conta. Para ele, o horóscopo não deve ser encarado como uma verdade absoluta. ;Não dá pra ser tão fanático. São orientações, tendências. Temos a possibilidade de fazer nossas escolhas e influenciar o que está para acontecer;, opina.
Um dos mais populares colunistas de horóscopo do país, Oscar Quiroga afirma que as colunas de horóscopo devem ser lidas com bom senso e questionamento. Segundo o astrólogo, seus textos, publicados em diversos jornais, devem ser encarados ;como um convite à reflexão; (leia entrevista). Maurice Jacoel tem uma visão semelhante. ;A informação que a astrologia nos oferece hoje possibilita a cada pessoa compreender melhor sobre si mesma, entendendo por que reage a determinadas situações de vida de determinada maneira. Dessa forma, conhecendo-se melhor, poderá fazer escolhas conscientes;, conclui.
Encontro
5; Circuito Nacional de Astrologia
Tema: Astrologia e Livre-Arbítrio
Data: 29 de maio, sábado
Horário: das 9h30 às 19h
Local: LBV, 916 Sul, no Auditório Austregésilo de Athayde
Informações e inscrições: www.cnastrologia.org.br
Entrada franca