O encontro é o resultado de 26 reuniões de representantes dos estados brasileiros que levantaram os principais desafios na área da saúde alimentar a partir de suas realidades.
O presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, avalia o encontro como uma oportunidade de avançar nas políticas públicas acelerando o debate em torno da alimentação. ;As reuniões que antecederam este encontro ajudaram a traçar as realidades das regiões brasileiras e assim teremos condições de promover um debate amplo em relação às políticas sociais de alimentação e nutrição no país.;
O grande desafio do encontro é repensar o papel da alimentação saudável na vida dos brasileiros, começando pelas crianças. Haverá debates para refletir sobre o tipo de alimento consumido por esse grupo nas escolas e a publicidade para a promoção de hábitos saudáveis. As linhas de discussão estão divididas em financiamento, controle social, inconstitucionalidade, atenção à saúde, desenvolvimento científico e regulação de alimentos.
No final do evento os grupos apresentarão as propostas que serão submetidas à aprovação dos membros estaduais e nacionais.