Ciência e Saúde

Tartaruga marinha filma vídeo com câmera perdida no mar

Agência France-Presse
postado em 16/06/2010 15:40
Uma tartaruga marinha filmou um vídeo curto de cinco minutos com uma câmera digital subaquática que alguém perdeu em Aruba, e que seis meses depois foi encontrada flutuando em uma praia de Key West, nos Estados Unidos, contou à AFP seu descobridor.

A câmara e a incrível história que trazia no interior foi descoberta em maio pelo agente da guarda costeira americana de Key West, Paul Schultz, que decidiu publicar, desde então, fotos e imagens na internet para tentar elucidar o que havia acontecido com o dono do equipamento.

"Em janeiro, dois meses depois de o dono perder a câmera, a tartaruga apareceu e, é muito difícil dizer como, mas o aparelho ligou e começou a gravar nadando, é incrível", disse Schultz.

A investigação do agente permitiu encontrar o dono da câmera, um militar holandês que a perdeu em novembro, enquanto mergulhava em Aruba.

"O último que havia na câmera era uma filmagem submarina e, depois aparecem estas imagens da câmera dando voltas" e de um animal atingindo o aparelho, disse Schultz.

"Quando vi o vídeo, pensei primeiro que um mergulhador tinha sido atacado por uma criatura do mar", disse Schultz.

Depois, quando descobriu que se tratava de uma tartaruga marinha filmando a si própria, mal conseguiu acreditar.

"Estou totalmente espantado.... E que a câmera tenha flutuado de Aruba a Key West me parecia incrível", comentou.

Ele disse que finalmente percebeu ser possível quando observou a circulação das correntes.

"A corrente do Golfo vem de Aruba até a América Central, passa por Belize, pena Península de Yucatán, a costa oeste de Cuba, gira pelo Golfo e chega aos keys".

Este seria o percurso feito pela câmera, que em seu trajeto serviu de brinquedo para a curiosa tartaruga.

O vídeo da tartaruga marinha que filmou a si própria já é sucesso no Youtube e teve 730 mil visitas na terça-feira (15/6).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação