Agência France-Presse
postado em 21/06/2010 16:02
As mulheres que chegam à menopausa ainda jovens possuem mais que o dobro de chances de desenvolverem uma doença cardiovascular, uma crise cardíaca ou um derrame cerebral durante a vida, anuncia um estudo publicado nesta segunda-feira (21/6).Os autores da pesquisa consideram que a menopausa é precoce quando ocorre antes dos 46 anos de maneira natural ou após uma operação para a retirada dos ovários.
"É importante que as mulheres saibam que uma menopausa precoce é um fator potencial de risco de doenças cardiovasculares, principal causa de mortalidade entre as americanas", afirma a médica Melissa Wellons, da Universidade do Alabama (sul), principal autora do estudo apresentado na 92; conferência anual da Sociedade de Endocrinologia, reunida no último fim de semana em San Diego (California, oeste).
"As mulheres que chegam à menopausa ainda jovens podem atuar mais energicamente para minimizar outros fatores de risco cardiovascular, como uma taxa de colesterol alta e hipertensão, fazendo exercícios físicos e adotando um regime alimentar saudável", acrescentou.
O estudo foi realizado com um grupo de 2.500 mulheres de diferentes etnias entre os 45 e os 84 anos. Cerca de 28% do total teve uma menopausa prematura.