Ciência e Saúde

Especialistas advertem sobre os riscos do uso excessivo de descongestionantes nasais

Apesar de serem meros paliativos para rinites e outros desconfortos, eles viciam, destroem a mucosa das narinas e causam problemas cardíacos

postado em 13/07/2010 07:46
Todo mundo já sentiu a desagradável sensação de estar com o nariz entupido. Seja por resfriado, sinusite ou alergia, volta e meia, as narinas ficam obstruídas e a melhor saída é apelar para os descongestionantes nasais. As gotinhas garantem alívio imediato, mas precisam ser usadas com cuidado. Especialistas alertam que o uso contínuo do líquido vicia, fazendo com que o organismo precise cada vez mais de quantidade maior do remédio para ter o mesmo resultado. A longo prazo, os descongestionantes podem danificar a mucosa nasal e, até mesmo, provocar problemas cardíacos.

[FOTO1]Isso porque as gotinhas têm efeito vasoconstritor, isto é, fazem com que os vasos sanguíneos do nariz desinchem. ;O nariz é um local muito vascularizado. Quando entope, há a dilatação das veias, dificultando a respiração;, explica o otorrinolaringologista Olavo Mion, da Academia Brasileira de Rinologia (ABR). Olavo afirma que o descongestionante não deve ser usado por mais de três dias seguidos. Com o passar do tempo, a mucosa nasal passa a absorver pequenas quantidades da substância vasoconstritora e isso vai parar na corrente sanguínea. ;Esse assunto nunca foi estudado, mas a gente sabe que, se a pessoa usar demais, pode desenvolver pressão alta, taquicardia;, enumera o especialista.

Márcio Nakanishi, otorrino do Hospital Universitário de Brasília e pesquisador da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília, ressalta que é importante saber por que o nariz está entupido. ;A primeira orientação é buscar a causa da obstrução nasal. Os descongestionantes são paliativos, é preciso saber o que a pessoa tem de parar e entrar com a medicação adequada;, reforça Márcio.

Recaída
A contadora Christiani Mussi, 33 anos, bem que tentou seguir essa recomendação. Usuária dos descongestionantes desde o começo da adolescência, Christiani chegou a ficar um ano longe das gotinhas. ;Mas aí eu tive uma gripe durante a gravidez. Não podia tomar nenhum remédio e minha médica acabou liberando um descongestionante infantil para aliviar o mal-estar. Desde então, não consigo ficar sem;, conta.

A contadora sempre sofreu com a obstrução nasal. No começo, era por conta do desvio de septo. Mesmo após fazer a cirurgia, Christiani não conseguiu abandonar os descongestionantes. ;Tinha sinusite, rinite, cheguei ao ponto de aplicar as gotinhas de duas em duas horas;, lembra ela. O otorrino Olavo Mion explica que a vasodilatação nasal ocorre como uma defesa do organismo contra infecções ou inflamações. ;O vaso incha para tentar matar os germes que estão causando a doença. Na rinite alérgica, há esse mesmo processo, só que, nesse caso, o organismo reage a coisas como o pólen e a poeira;, detalha.

Em todas as situações, o médico pode receitar descongestionantes orais ou tópicos ; caso das gotinhas. A vantagem do líquido aplicado diretamente na narina é que ele age sobre o músculo, fazendo o vaso desinchar. Olavo esclarece que o descongestionante tópico tem ação alfa-adrenérgica, que simula o efeito da adrenalina no corpo, desobstruindo as vias orais e dando uma sensação de bem-estar instantânea. Mas, ao repetir esse mecanismo diversas vezes, a musculatura começa a não funcionar mais como deveria e o usuário precisa usar cada vez mais gotinhas para manter o conforto nasal.

Dependência
O auxiliar de educação Reinaldo Lopes de Lima, 28 anos, assume o vício. ;Já tentei parar algumas vezes, mas é muito difícil, especialmente quando tenho crises de rinite alérgica;, diz. Reinaldo leva o líquido a qualquer lugar que vai e já chegou a ter duas embalagens do remédio para garantir que não iria passar por nenhum aperto. ;Às vezes, o nariz nem está completamente obstruído, mas aplico as gotinhas para manter as vias aéreas totalmente abertas;, conta o rapaz.

Deixar o remédio de lado, dizem os especialistas, demanda vontade e disciplina dos usuários. ;As primeiras noites são terríveis, mas chega uma hora em que o organismo volta a funcionar normalmente;, afirma a contadora Christiani Mussi. O otorrino Olavo Mion explica que cada pessoa tem uma forma de se ;livrar; do remédio. Alguns usuários preferem fazê-lo de uma vez, outros vão eliminando o uso do descongestionante aos poucos. Uma alternativa é diluir metade da embalagem do líquido em soro fisiológico para reduzir a potência do vasoconstritor.

Há também tratamentos alternativos, como o uso de fitas adesivas sobre o nariz para aumentar a entrada de ar. ;As narinas funcionam como uma válvula, elas são mais estreitas do que a fossa nasal como um todo. Com esse acessório, a válvula fica maior. Mas isso é um paliativo; dentro do nariz o inchaço dos vasos continua o mesmo;, esclarece o especialista. Em alguns casos, o problema só é resolvido com cirurgia para retirar o excesso de muco acumulado durante os anos de uso do descongestionante.

A perigosa cultura da automedicação

Embalagens contendo mais informações quanto aos perigos da dependência das gotinhas seria uma forma de tratar o tema com um viés educativo, segundo Mion. ;O erro é maior de quem compra do que de quem vende e isso é ainda mais forte no Brasil, que tem uma cultura expressiva de automedicação. Mas é importante dar o máximo de informação ao usuário;, opina o especialista.

Segundo especialistas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é bom lembrar que os descongestionantes que contêm substâncias vasoconstritoras só podem ser vendidos em farmácias e drogarias com receita médica.

Em abril deste ano, a Anvisa verificou que algumas marcas estavam sendo comercializadas de forma irregular, entre elas o Sorine, uma das mais populares entre os viciados nas gotinhas. ;Medicamentos à base de nafazolina (substância vasoconstritora) só podem ser consumidos com orientação de um médico. Apreendemos os produtos até que a empresa adequasse a venda;, observa Flávia Neves, chefe substituta da Unidade Técnica da Anvisa.

A nafazolina, substância vasoconstritora mais comum em descongestionantes nasais, só pode ser vendida com prescrição médica. Veja a lista dos remédios que contêm esse elemento em sua fórmula e que deveriam ser comercializados em embalagens com a tarja vermelha.
Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Confira lista da Anvisa de medicamentos que contêm vasoconstritores

Nafazolina:

Nome : ADNAX
Fabricante: DM INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA

Nome: AVERINE ADULTO
Fabricante: EIC DO BRASIL INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ALIMENTOS LTDA.
Nome: CRISTALIN
Fabricante: UNIÃO QUÍMICA FARMACÊUTICA NACIONAL S/A

Nome: NAZORINE ADULTO
Fabricante: SOQUIMICA LABORATÓRIOS LTDA

Nome: RINOKLIN
Fabricante: GLENMARK FARMACÊUTICA LTDA

Nome: SOLUCAO DE NAFAZOLINA COMPOSTA BERGAMO
Fabricante: LABORATÓRIO QUÍMICO FARMACÊUTICO BERGAMO LTDA


Cloridrato de Nafazolina:

Nome: ABRENA
Fabricante: SOCIEDADE FARMACÊUTICA HENFER LTDA

Nome: ADNASAL
Fabricante: MILLER INDUSTRIAL FTCA LTDA
Nome: ADNAX
Fabricante: HYPERMARCAS S.A.

Nome: ADNAX
Fabricante: DM INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA
Nome: ALERDROCIN
Fabricante:GERMED FARMACEUTICA LTDA

Nome: CLANISTIL
Fabricante: LABORATÓRIO NEO QUÍMICA COMÉRCIO E INDÚSTRIA LTDA

Nome: CLARAVIST
Fabricante: FORMIL FARMACÊUTICA LTDA
Nome: CLARHIDRAT
Fabricante: CIFARMA CIENTÍFICA FARMACÊUTICA LTDA
Nome: CLARIL
Fabricante: ALCON LABORATÓRIOS DO BRASIL LTDA

Nome: CLARIVIT
Fabricante: VITAPAN INDUSTRIA FARMACEUTICA LTDA
Nome: CLAROFT
Fabricante: ALCON LABORATÓRIOS DO BRASIL LTDA

Nome:CLORIDRATO DE NAFAZOLINA
Fabricantes: MEDLEY S/A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA, PRATI DONADUZZI & CIA LTDA, ARROW FARMACÊUTICA LTDA, MEPHA INVESTIGAÇÃO DESENVOLVIMENTO E FABRICAÇÃO FARMACÊUTICA LTDA, LABORATÓRIO TEUTO BRASILEIRO S/A, PHARMASCIENCE LABORATÓRIOS LTDA, NEOLATINA COMÉRCIO E INDÚSTRIA FARMACEUTICA LTDA, EMS S/A, LABORATÓRIO NEO QUÍMICA COMÉRCIO E INDÚSTRIA LTDA, NATIVITA IND. COM. LTDA, EMS SIGMA PHARMA LTDA, GERMED FARMACEUTICA LTDA, LABORATÓRIO GLOBO LTDA

Nome: CLORIDRATO DE NAFAZOLINA CLORETO DE BENZACÔNIO
Fabricante: INSTITUTO NACIONAL QUIMIOTERAPIA

Nome: CLORIDRATO DE NAFAZOLINA ASSOCIACOES
Fabricante: LABORATORIO SINTERAPICO INDUSTRIAL FTCO LTDA

Nome: CLORIDRATO DE NAFAZOLINA CLORETO BENZALCÔNIO CLORETO DE SÓDIO
Fabricante: IFAL INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA
Nome: CLORIDRATO DE NAFAZOLINA FOSFATO DISSODICO DE DEXAMETASONA SULFATO DE NEOMICINA
Fabricante: EMS S/A

Nome: COLIRIO BLUMEN
Fabricante: LUPER INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA

Nome: COLÍRIO HÉLIOS
Fabricante: BRASTERAPICA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA

Nome: COLÍRIO MOURA BRASIL
Fabricante: SANOFI-AVENTIS FARMACÊUTICA LTDA
Nome: COLÍRIO TEUTO
Fabricante: LABORATÓRIO TEUTO BRASILEIRO S/A

Nome: COLLYRE
Fabricante: LEGRAND PHARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA

Nome: CONIDRIN
Fabricante: ARROW FARMACÊUTICA LTDA

Nome: CORISTINA DESCONGESTIONANTE NASAL
Fabricante: MANTECORP INDÚSTRIA QUÍMICA E FARMACÊUTICA LTDA
Nome: CRISTALIN
Fabricante: FORMIL FARMACÊUTICA LTDA

Nome: DEXADROCIN
Fabricante: EMS SIGMA PHARMA LTDA

Nome: FISIOSORO NASAL
Fabricante: LABORATÓRIO FARMACÊUTICO CARESSE LTDA ME

Nome: FLUO-VASO
Fabricante: ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA

Nome: GOTALIV
Fabricante: ARROW FARMACÊUTICA LTDA

Nome: HEMO DOTTI
Fabricante: PRODOTTI LABORATÓRIO FARMACÊUTICO LTDA.

Nome: HIDROCIN
Fabricante: ASTA MÉDICA LTDA

Nome: HIDROCIN
Fabricante: ACHÉ LABORATÓRIOS FARMACÊUTICOS S.A.

Nome: LEGREEN
Fabricante:GREENPHARMA QUÍMICA E FARMACÊUTICA LTDA

Nome: LERIN
Fabricante: ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA

Nome: MULTISORO ADULTO
Fabricante: MULTILAB INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA

Nome: NARIDEX
Fabricante: LABORATÓRIO SAÚDE LTDA

Nome: NARIDRIN
Fabricante: EMS S/A

Nome: NARIFLUX
Fabricante: CIFARMA CIENTÍFICA FARMACÊUTICA LTDA

Nome: NARIFLUX
Fabricante: LABORATORIO LEANDRO LTDA

Nome: NARINE SINUS
Fabricante: EMS S/A

Nome: NARIX
Fabricante: CIMED INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS LTDA
Nome: NASALFLUX
Fabricante: MEDQUIMICA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA

Nome: NASITRIN
Fabricante: INDÚSTRIA FARMACÊUTICA SANTA TEREZINHA LTDA - EPP

Nome: NASO JOSP
Fabricante: JOSPER FARMACÊUTICA LTDA

Nome: NASOFAR AD
Fabricante: BELFAR LTDA

Nome: NASOFIL
Fabricante: MAKROFARMA QUIMICA FARMACEUTICA LTDA

Nome: NASOMIL
Fabricante: INDÚSTRIA FARMACÊUTICA MILIAN LTDA

Nome: NASOPAN
Fabricante: H B FARMA LABORATÓRIOS LTDA

Nome: NAZICOL
Fabricante: LABORATÓRIO KINDER LTDA
Nome: NAZOBIO
Fabricante: LUPER INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA

Nome: NAZOSIL
Fabricante: LUCIOMED FARMACÊUTICA DO BRASIL LTDA

Nome: NEONAZOL
Fabricante: NATIVITA IND. COM. LTDA.

Fabricante: NEOSORO
Fabricante: LABORATÓRIO NEO QUÍMICA COMÉRCIO E INDÚSTRIA LTDA

Nome: NOVOSORO NF
Fabricante: LABORATÓRIO GLOBO LTDA

Nome: OFTAZUL
Fabricante: H B FARMA LABORATÓRIOS LTDA
Nome: RINO GOTAS
Fabricante: UNIFARMA NATUREZA LTDA - ME

Nome:RINODRIN
Fabricante: BRASTERAPICA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA

Nome: RINO-MAX
Fabricante: LABORATÓRIOS GALENOGAL LTDA

Nome: RINO-MAX
Fabricante: KLEY HERTZ S/A INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Nome: RINOS-A
Fabricante: LABORATÓRIO AMERICANO DE FARMACOTERAPIA S/A

Nome:RINOS-A
Fabricante: LABORATÓRIO AMERICANO DE FARMACOTERAPIA S/A

Nome: RINOZEST ADULTO
Fabricante: FARMOQUÍMICA S/A

Nome: RINOZEST ADULTO
Fabricante: ZEST FARMACÊUTICA LTDA

Nome: SINUSTRAT VASOCONSTRICTOR
Fabricante: ZURITA LABORATORIO FARMACÊUTICO LIMITADA

Nome: SONARIN
Fabricante: GEOLAB INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA

Nome: SORINAN
Fabricante: PHARMASCIENCE LABORATÓRIOS LTDA

Nome: SORINE
Fabricante: ACHÉ LABORATÓRIOS FARMACÊUTICOS S.A.

Nome: SORIX
Fabricante: LABORATÓRIO MUSA LTDA
Nome: SOROCLIM
Fabricante: LABORATÓRIO FARMACÊUTICO ELOFAR LTDA

Nome: SOROLIV ADULTO
Fabricante: LABORATÓRIO TEUTO BRASILEIRO S/A

Nome: SOROMIL
Fabricante: INDÚSTRIA FARMACÊUTICA MILIAN LTDA

Nome: SO-SORO AD
Fabricante: CIFARMA CIENTÍFICA FARMACÊUTICA LTDA

Nome: STILUX
Fabricante: EMS S/A

Nome: SULFATO DE ZINCO CLORIDRATO DE NAFAZOLINA
Fabricante: JARREL FARMACEUTICA LTDA

Nome: VILUX
Fabricante: PHARMASCIENCE LABORATÓRIOS LTDA

Nome: VISAZUL
Fabricante: LABORATÓRIO NEO QUÍMICA COMÉRCIO E INDÚSTRIA LTDA

Nome: VISIPLEX
Fabricante: BUNKER IND FTCA LTDA

Nome: VISOLON
Fabricante: THERASKIN FARMACEUTICA LTDA.

Nome: VISUAL
Fabricante: SANDOZ DO BRASIL INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA

Nome: VITAL COLIRIO
Fabricante: VITAPAN INDUSTRIA FARMACEUTICA LTDA

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação