Ciência e Saúde

BP diz ter contido vazamento de óleo

postado em 16/07/2010 07:00
Engenheiros da companhia petroleira British Petroleum (BP) interromperam ontem o vazamento de petróleo no Golfo do México pela primeira vez desde abril, ao fecharem todas as válvulas de um novo dispositivo posicionado sobre o duto danificado, informou um alto funcionário da companhia. ;É bom ver que nenhum petróleo está vazando para o Golfo do México;, disse o vice-presidente sênior da empresa, Kent Wells, que, no entanto, alertou: ;Acabamos de iniciar o teste;. A mesma cautela foi adotada pelo presidente dos EUA, Barack Obama, que se limitou a classificar a notícia como ;um sinal positivo;.

O vice-presidente da BP afirmou que o fluxo de petróleo foi interrompido quando a última das três válvulas do gigantesco funil foi fechada, por volta das 2h25 locais (16h25 de Brasília) de ontem. Os engenheiros acompanham atentamente a operação para ver se o petróleo começa a vazar novamente. Esse é o maior passo já dado para conter a pior catástrofe ambiental da história dos Estados Unidos, deflagrada quando a plataforma Deepwater Horizon naufragou, em 22 de abril, dois dias depois de uma grande explosão, que matou 11 trabalhadores.

O crucial ;teste de integridade; do poço danificado, iniciado ontem, ;demorará pelo menos seis horas e poderá durar até 48 horas;, anunciou a empresa em um comunicado. Se o poço não puder ser totalmente selado com o dispositivo, a BP planeja instalar o primeiro de dois poços de emergência para conter definitivamente o vazamento.

A Agência Internacional de Energia (AIE) avalia que o naufrágio da Deepwater Horizon tenha provocado um vazamento de até 4,5 milhões de barris de petróleo no Golfo do México até agora.

Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva atacou ontem, durante uma solenidade que marcou o início da produção comercial de petróleo da área do pré-sal brasileiro, em Vitória (ES), a British Petroleum. ;O que aconteceu não foi um acidente, foi um desastre. O companheiro (Guilherme) Estrella (diretor de exploração e produção da Petrobras) me disse que a empresa estava querendo fazer mais barato e colocou menos (equipamentos de segurança) do que precisava colocar;, afirmou o presidente. ;Temos tecnologia e, se Deus quiser, não vamos permitir que isso aconteça aqui.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação