Ciência e Saúde

Estudo mostra que engordar muito na gravidez gera filhos acima do peso

Agência France-Presse
postado em 04/08/2010 21:38
As mães que engordam muito durante a gravidez têm bebês mais gordos, independentemente dos fatores genéticos, destaca um estudo amplo norte-americano, que será publicado amanhã (5/8) no site da revista científica britânica The Lancet.

No estudo, os médicos David Ludwig (Hospital Infantil de Boston) e Janet Currie (Universidade de Columbia em Nova York) analisaram os dados de todos os nascimentos de Michigan e Nova Jersey entre 1; de janeiro de 1989 e 31 de dezembro de 2003, totalizando mais de um milhão de nascimentos de 500 mil mulheres.

Os autores do estudo analisaram várias gestações em uma mesma mulher e por isso puderam excluir a influência de fatores genéticos.

Eles demonstraram a existência de "uma associação coerente" entre o sobrepeso gestacional e o peso do recém-nascido, com cada quilo a mais da mãe correspondente a 7,35 gramas do bebê.

Os recém-nascidos cujas mães engordaram mais de 24 quilos durante a gravidez pesavam ao nascer 150 gramas a mais que os das mães que só engordaram entre oito e dez quilos. As mulheres com mais de 24 quilos tinham o dobro de chances de dar à luz bebês de quatro quilos ou mais que as do outro grupo.

"Como o peso elevado ao nascer pressagia o futuro índice de massa corporal, esses resultados sugerem que aumentar excessivamente de peso durante a gravidez pode aumentar, a longo prazo, o risco de doenças relacionadas com a obesidade na criança", concluíram os autores do estudo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação