Ciência e Saúde

Tremores em menos de dois minutos causaram tsunami em Samoa e Tonga

O fenômeno, raríssimo, aconteceu no ano passado e matou 200 pessoas

Paloma Oliveto
postado em 19/08/2010 07:00
Em 29 de setembro de 2009, um tsunami varreu as ilhas Samoa e devastou o norte do arquipélago do Reino de Tonga. Quase 200 pessoas morreram, depois que ondas com mais de 10m de altura engoliram os vilarejos do Pacífico. A causa apontada pelo Centro de Alerta de Tsunami foi um terremoto de 8,1 graus na escala Richter. De acordo com dois artigos publicados ontem na capa da revista científica Nature, porém, o evento foi mais grave do que se imaginava. Um fenômeno raríssimo, de acordo com os pesquisadores, causou a tragédia: a ocorrência de terremotos quase simultâneos, que ocorreram no intervalo de apenas dois minutos.

;Terremotos consecutivos já foram identificados previamente, mas esse é o primeiro exemplo bem documentado onde esses eventos ocorrem em um espaço de tempo tão próximo;, disse em uma webconferência para a imprensa mundial o geofísico John Beavan, do Instituto de Ciências Geológicas e Nucleares da Nova Zelândia (GNS Science), principal autor do estudo. Ele diz que, embora pouco provável, o fenômeno pode voltar a ocorrer. ;É muito raro, mas é possível sempre que as placas tectônicas interagem por subducção (1);, disse.

De acordo com Beavan, seis semanas depois do tsunami, medições feitas por GPS a partir de uma pequena ilha do Reino de Tonga mostrou que, em vez de um, dois terremotos haviam provocado o tsunami. Outro artigo publicado também na Nature, assinado por pesquisadores da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, fala em três terremotos, ao considerar que um dos tremores seria na verdade dois, que teriam ocorrido em um curtíssimo intervalo. ;No início de novembro do ano passado, os dados chegaram às nossas mãos. Quando processei as informações, fiquei perplexo ao descobrir que a Ilha de Niuatoputapu (no Reino de Tonga) havia movido quase 400mm para o leste;, conta Beaven.

O cientista afirma que o deslocamento foi muito maior do que o imaginado e ocorreu em uma direção completamente diferente daquela observada nas placas que originaram o terremoto de Samoa. ;Trabalhamos pesado por alguns meses para ter certeza de que não havia nenhuma outra explicação;, diz o pesquisador do GNS Science. Os dados indicaram que os terremotos ocorreram a cerca de 70km um do outro, mas não é possível afirmar qual deles ; o de magnitude 8,1 ou o de magnitude 7,9 ; aconteceu primeiro. ;Precisamos de mais detalhes para entender melhor o que aconteceu.;

Interpretações
Já os pesquisadores da Universidade de Utah, embora tenham chegado a uma conclusão semelhante, dizem que, além dos dois terremotos identificados pela equipe do GNS Science, um terceiro evento de magnitude 7,8 foi registrado dois minutos depois do primeiro. ;O grande terremoto de 8,1 ocultou e provocou os outros dois. Primeiramente, também pensamos que era apenas um. Mas os dados nos mostraram que estávamos errados;, afirmou ao Correio o sismólogo e professor de geologia e geofísica Keith Koper.

De acordo com ele, em termos de liberação energética, combinados, os terremotos de magnitude 7,8 e 7,9 equivalem a um evento de magnitude 8 na escala Richter. ;Os eventos que aconteceram depois não foram apenas dois abalos secundários idiotas. Eles constituíram, na verdade, um terremoto de grandes proporções;, explica. Koper diz que a pesquisa do GNS Science não está enganada ao desconsiderar a ocorrência do terceiro evento, seria apenas uma questão de interpretação. ;Sei que parece inconsistente dizer que foram três, e não dois terremotos. Mas os abalos que seguiram o primeiro ocorreram quase ao mesmo tempo e no mesmo lugar, e quando isso acontece, alguns cientistas tendem a considerá-los como duas peças de um único terremoto;, afirma.

O surfista australiano Neil Curry estava na Samoa americana quando o tsunami invadiu a ilha, no ano passado, e foi uma das primeiras pessoas a postarem um vídeo da tragédia no site YouTube. Ele contou ao Correio que ainda ;fica arrepiado; ao se lembrar do evento. ;Sinceramente, achei que era o fim do mundo. A onda veio com tudo e varreu as casas das pessoas.; Ele estava em um estacionamento quando seu carro esportivo começou a balançar para a direita e a esquerda. ;Dava para escutar o estridor do metal, vindo de uma cerca perto do estacionamento. Isso mexe com você, porque você sabe que o pior ainda está por vir;, recorda-se. Para Curry, não importa se foi um ou se foram dois ou três terremotos. ;Só sei que foi uma tragédia horrível, onde pessoas morreram. E que nunca mais quero passar por isso.;

1 - Choque de placas
De acordo com a teoria das placas tectônicas, proposta no início do século 20, a litosfera é composta por diversos blocos em contínuo movimento. Quando duas placas de espessura semelhante entram em contato entre elas, ocorre o que os geofísicos chamam de subducção. Calcula-se que existam sete grandes placas, além de outras menores, na Terra.

O fenômeno, raríssimo, aconteceu no ano passado e matou 200 pessoas

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação