Ciência e Saúde

Ministério da Saúde começa a incentivar pais a participar da gravidez

Ministério da Saúde começa a difundir ações de prevenção e valorização da paternidade. A ideia é estimular os homens a acompanhar as parceiras em seus exames durante a gestação e fazer um check-up, também como forma de evitar transmissão de doenças à mulher e aos bebês

postado em 07/10/2010 08:00
Durante muito tempo, José Filgueiras Lins, 56 anos, adiou uma visita fundamental para manter a saúde em dia e não tomou certos cuidados com o corpo que evitariam a situação em que hoje se encontra. Ele reconhece que nunca fez um exame de dosagem de antígeno prostático específico (PSA) ; concebido para o médico fazer diagnóstico (ou não) de câncer de próstata ;, muito menos o exame de toque retal, tão temido pela maioria dos homens, simplesmente por uma questão cultural (1). ;Sempre achei uma exposição de minha privacidade muito forte e resolvi não fazer. Quanto ao PSA, não fiz também por pura irresponsabilidade;, admite José, nome fictício de um personagem da vida real que, atualmente, se vê forçado a cumprir uma rotina de dietas e exercícios físicos, de uso de remédios e mudança de hábitos, para que o seu problema cardiovascular não se agrave.

José se encaixa no perfil da grande maioria dos homens: gosta de comer carne vermelha, de beber ;socialmente; e de dormir tarde. Exercícios não se encaixavam no ritmo de vida que adotava ; até descobrir que era hipertenso. ;Está tudo controlado hoje, à base de remédios e de dietas, mas me arrependo de não ter seguido as recomendações da família e dos amigos, de levar uma vida mais saudável;, confessa. Hoje, Filgueiras faz controle de patologias urológicas e não foge mais do consultório. ;Muitas vezes, a gente só acorda depois de ir parar no hospital;, comenta, narrando parte de sua experiência. ;Poderia ter sido pior, se eu não mudasse de atitude, sabe?;, pondera o aposentado.

Já o farmacêutico Carlos Alberto Aguilera, 58 anos, não se esconde de médicos e faz questão de realizar check-ups de duas a três vezes por ano. Além disso ele acompanha a mulher, Elizabeth, na rotina dos exames preventivos desde o começo do relacionamento. ;Quando ela ficou grávida do primeiro filho, Ricardo, que hoje está com 32 anos, era eu quem estava sempre ao lado dela durante a gestação;, relata, com orgulho. ;É importante que façamos isso. A companheira se sente mais fortalecida;, afirma Aguilera. Segundo ele, quanto à própria saúde, os exames que faz não se restringem aos de ordem urológica. ;Faço check-ups completos, testes para saber se tenho algum problema de coração, diabetes, colesterol, rins e tudo o que o médico pedir;, ressalta.

;Mas o importante também é que a cabeça pesa muito. Não fico pensando em nada negativo, faço o que os médicos mandam, vivo uma rotina de dietas e de exercícios físicos e mantenho o humor. Isso é muito importante, hein!”, brinca, em tom de advertência. Os dois filhos do casal, Ricardo e George, 29 anos, seguem os passos dos pais em relação aos cuidados com a saúde. ;O mais velho até irrita os médicos de tanto exame que faz, pede para fazer até os que o próprio médico não acha necessário;, ri o farmacêutico. Essa rotina de exames preventivos foi intensificada, no entanto, depois que Aguilera teve complicações cardíacas, em 1994.

Ações preventivas
Esse é o perfil ideal que o programa do Ministério da Saúde procura e pretende formar daqui em diante país afora. Aguilera se antecipa a tudo o que prega e difunde o governo em sua Política Nacional de Saúde Masculina. Dentro desse guarda-chuva de programas, surge agora o ;pré-natal masculino;. A ideia da campanha ; que foi uma das estrelas do 1; Seminário Internacional de Saúde do Homem nas Américas, realizado em Brasília no mês passado ; é fazer com que os profissionais de saúde estimulem os homens às vésperas de ser pai para não só acompanhar as parceiras nos nove meses de gestação nos controles de rotina, mas também para que eles façam exames e recebam orientações sobre como evitar contrair doenças.

;O mais importante da campanha é que ela procura trazer o homem para dentro do consultório, seja público ou particular, e isso pode evitar que ele transmita doenças para sua parceira;, comenta o urologista Fernando Croitor, que apoia as medidas de prevenção do Ministério da Saúde e acredita que elas poderão lograr êxito se forem cumpridas sistematicamente e em todo o país. ;Nossas preocupações mais importantes se concentram no combate a doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como Aids, hepatites e sífilis, e ainda com o vínculo de parceria e afeto que deve ser fortalecido entre homem e mulher, não somente no período da gravidez;, destaca o diretor da Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto, Geraldo Duarte.

Na cidade do interior paulista, o programa do pré-natal do homem é considerado pioneiro e exemplar. Nasceu do esforço de Duarte, há cinco anos, quando ele começou a tentar difundir a ação para todo o país. Somente agora obteve apoio para isso. O projeto tem um lado afetivo importante, que é estreitar e consolidar os laços entre marido e mulher, de toda a família, além da preocupação com transmissão de doenças e exames preventivos. ;Temos de dar destaque à influência positiva da presença do parceiro no futuro da criança que está para nascer. Daí a necessidade do pré-natal masculino;, acrescenta o diretor da FMRP. ;Mas eu sou otimista e acredito que o mundo será melhor amanhã, a partir de pequenas ações, pequenos gestos e grandes criações. Temos muitas mazelas no país, e por isso precisamos trabalhar dobrado para mudar esse quadro;, afirma Duarte, ao comentar a estrutura do sistema público de saúde.

Adesão
Algumas iniciativas isoladas relacionadas ao programa já existiam em municípios de São Paulo e do Rio de Janeiro. Agora o ministério quer divulgar a estratégia para todo o país. O órgão repassa R$ 75 mil para o município que adere à Política Nacional de Saúde do Homem, mas a decisão de participar é deles. Para isso, o município deve enviar um projeto ao ministério e preencher alguns pré-requisitos, tais como: adesão ao Pacto pela Saúde, cobertura de no mínimo 50% da estratégia da saúde da família, disponibilidade de serviços de média e alta complexidade e ter acima de 100 mil habitantes.

Desde o ano passado, 80 municípios de todos os estados aderiram à Política de Saúde do Homem. Entre os serviços oferecidos estão ambulatórios e hospitais focados em saúde do homem, ônibus itinerante com consultórios que realizam exames urológicos, palestras educativas, entre outras ações.

O urologista Fernando Croitor observa que, para dar certo, o programa deve ser agressivo e ampliar cada vez mais a sua abrangência. Para ele, o foco é o homem, mas o grande parceiro dos consultórios é a mulher. O urologista diz ainda que há uma grande demanda reprimida nas filas dos hospitais públicos e que o sistema falha nessa hora. ;Observamos a cada ano que aumenta a frequência de procura nos consultórios particulares, e isso indica que alguma coisa não funciona do outro lado (no sistema público). Observamos ainda que aumentou o número de cirurgias de câncer de próstata e isso indica que os homens estão mais precavidos ; essa é a parte boa e por isso essa iniciativa do pré-natal masculino é mais do que positiva;, pondera o médico.

1 - Costume
Estudos do Ministério da Saúde apontam que os homens só costumam procurar os serviços de saúde quando o problema geralmente já evoluiu. Por isso, acabam recorrendo aos hospitais. Tradicionalmente, aponta a pesquisa, os homens gostam de se ver como durões e fortes e acham que nunca vão adoecer. Atribuem a si o papel de provedores, de cuidadores. Por isso, têm medo de descobrir doenças porque, para eles, essa situação está associada à fragilidade. Mais de 26 milhões de cartilhas sobre prevenção, diagnóstico, tratamento de câncer e promoção de hábitos saudáveis estão sendo distribuídas pelas secretarias estaduais e municipais de saúde.

Ações em expansão


O objetivo do 1; Seminário Internacional de Saúde do Homem nas Américas foi o de apresentar a política brasileira de saúde masculina ; criada em agosto do ano passado ; aos outros países das Américas e estabelecer uma agenda comum de cooperação internacional. O Brasil é o primeiro país da América Latina e o segundo do continente americano a implementar uma estratégia nacional focada exclusivamente em problemas de saúde do homem ; o outro é o Canadá.

A ação foi estruturada para aumentar o número de homens que procuram os serviços de saúde da atenção primária, por meio da sensibilização da população e da capacitação dos serviços de saúde. Esse conjunto de ações tem investimento de R$ 613,2 milhões até 2011, para o atendimento às necessidades dos homens ; que vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, colesterol e pressão arterial mais elevada. A política é focada na saúde masculina com o objetivo de ampliar o acesso dos homens aos serviços de saúde.

Considera-se que, por motivos culturais, essa parcela da população tem mais resistência a procurar cuidados médicos e ter atitudes preventivas com relação a problemas de saúde. Um dos eixos da política são as iniciativas para estimular o homem a ter uma participação ativa no planejamento familiar, assegurando a eles acesso a informações e métodos contraceptivos. Outra frente de atuação dessa política é o aumento em 20% ao ano do número de ultrassonografias de próstata, para prevenção e diagnóstico de tumores malignos, e o crescimento em 10% ao ano do número de cirurgias para patologias e cânceres do trato genital masculino. Essas ações pretendem aumentar a qualidade e a expectativa de vida masculina.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação