Agência France-Presse
postado em 02/11/2010 19:46
JERUSALÉM - Cientistas israelenses conceberam um detector de explosivos ainda mais sensível que o olfato dos cães treinados para a tarefa, o que facilitaria a detecção de explosivos, anunciou esta terça-feira (2/11) a Universidade de Tel Aviv.Este detector, baseado em nanotecnologia, é capaz de localizar tipos diferentes de explosivos e, inclusive, consegue detectar produtos químicos ou biológicos, segundo o comunicado da universidade.
"O novo detector pode ser deslocado facilmente e é mais sensível e confiável que os cães adestrável", acrescentou o texto.
Os cientistas, que trabalharam em colaboração com uma empresa particular para desenvolver o protótipo, esperam que o novo detector possa ser lançado ao mercado em "um ano ou dois", disse à AFP o encarregado da equipe de desenvolvimento, Fernando Patolsky.
"Os exércitos americano e israelense, bem como empresas de segurança, já mostraram um grande interesse", assegurou o professor, acrescentando que o detector inventado teria sido especialmente eficaz na localização de pacotes explosivos como os interceptados na sexta-feira em Dubai e na Grã-Bretanha.
Outra grande vantagem, segundo Patolsky, é que não faz falta um contato físico com o produto explosivo para detectá-lo.