postado em 16/11/2010 08:00
A excêntrica estrela da música pop mundial Lady Gaga, que com apenas 24 anos coleciona prêmios e números impressionantes na carreira, pode agora acumular um novo troféu em sua lista de conquistas: uma disciplina universitária que leva seu nome.Lady Gaga e a sociologia da fama é uma das novas disciplinas que serão ensinadas na Universidade da Carolina do Sul (USC), no sudeste dos Estados Unidos, na primavera do ano que vem. ;O caso da fama de Lady Gaga é sociologicamente pertinente como objeto de estudo em relação à cultura popular e às condições atuais da celebridade;, disse Matthieu Deflem, o professor que dirigirá o curso.
Fã autoproclamado da diva de roupas extravagantes, sapatos de salto extremamente altos e videoclipes que questionam as convenções, Deflem se interessa pela cultura pop desde a década de 1960. ;A fama de Lady Gaga é um fenômeno atual que repercutirá nos interesses dos estudantes;, argumenta este professor de 48 anos, que ministra matérias sobre terrorismo e direito internacional há 15 anos.
Internet
Antes de elaborar a disciplina, Deflem reuniu-se com Lady Gaga em cinco ocasiões e a viu em cena 29 vezes. Para ele, sua ascensão meteórica até converter-se em uma estrela internacional é um fato único atualmente. ;Sua fama surgiu nos últimos dois anos em uma sociedade muito diferente em comparação com as últimas décadas;, disse. ;A influência da internet e das novas tecnologias foi particularmente pertinente.; O primeiro álbum da cantora, em 2008, que inclui o sucesso Poker face, vendeu mais de 15 milhões de exemplares no mundo e acumulou vários prêmios.
No câmpus da USC, a informação sobre a disciplina já circula entre os estudantes, que parecem ver a novidade com bons olhos. ;Acredito que a disciplina sobre Lady Gaga terá um efeito positivo em termos de imagem para a universidade, porque mostra que o estabelecimento é aberto e oferece cursos que não necessariamente seguem as regras;, afirma Kirk Broome, estudante de administração. E acrescenta: ;Também há o velho ditado que diz que qualquer publicidade é boa publicidade;.