Ciência e Saúde

Borboletas infectadas usam substâncias de plantas para proteger sua prole

postado em 04/12/2010 08:00
Ao ser infectada pelo protozoário O. elektroscirrha , o ciclo de vida da borboleta-monarca (Danaus plexippus) fica seriamente ameaçado. Mais fraca, com menos chances de se reproduzir e com menos tempo de vida, o animal entra numa luta contra o tempo para depositar seus ovos antes de morrer. Para piorar a situação, os ovos também podem ser infectados, o que levará ao nascimento de filhotes doentes, gerando um ciclo que faria a espécie, cada vez mais fraca e debilitada, desaparecer após algumas gerações. No entanto, como toda boa mãe, a borboleta não desiste de proteger suas crias e busca uma maneira de protegê-las do parasita.

Segundo uma pesquisa da Emory University, de Atlanta (Estados Unidos), publicada no periódico especializado Ecology Letters, quando é infectada pelo parasita, a borboleta-monarca lança mão de uma receita bem conhecida dos humanos: as plantas medicinais. De acordo com o estudo, sempre que estão doentes, as mães-borboletas preferem deixar seus ovos em duas espécies de serralha, um tipo de erva bem comum em terrenos baldios: a A. curassavica e a A. incarnata. O motivo da escolha são as substâncias conhecidas como cardenólidos, que atuam como antibióticos naturais contra o protozoário.

Essas substâncias protegem os ovos e fazem com que os filhotes fiquem imunes aos parasitas e nasçam saudáveis. ;Animais infectados vivem menos do que as borboletas não infectadas, além de não serem tão férteis;, explica o autor do estudo, o pesquisador Thierry Lefevre, em entrevista ao Correio. Assim, para evitar que suas crias sofram esses efeitos, as borboletas-monarcas desenvolveram ao longo dos anos a pré-disposição de, ao serem infectadas, procurar as plantas que deixarão seus ovos protegidos. ;A borboleta não ;sabe; que está infestada, como com um ser humano. Não há consciência envolvida no processo. É apenas um exemplo da evolução pela seleção natural;, explica o pesquisador norte-americano.

Ele conta que as borboletas saudáveis não demonstram interesse especial pelas serralhas, ao contrário das infectadas, que, em sua grande maioria, só deixam seus ovos na planta (veja ao lado). ;Trata-se de um exemplo de plasticidade fenotípica adaptativa, que é a capacidade de um organismo de alterar seu fenótipo ; ou seja, as características visíveis, como os hábitos de reprodução, por exemplo ; em resposta a mudanças no seu hábitat;, completa Thierry.

A bióloga e coordenadora da curadoria de artrópodes do Zoológico de Brasília, Marlene Augusto, não se diz surpresa com a pesquisa americana. ;As borboletas são muito seletivas no que diz respeito à reprodução. Elas só depositam seus ovos em plantas que servirão de alimento para a lagarta, evitando situações em que é preciso que ela se desloque para se alimentar depois de sair dos ovos;, conta. ;Assim, se a borboleta escolhe uma planta com ação medicinal, certamente, quando a lagarta nascer, ela vai se alimentar dessa substância e continuar protegida;, afirma.

Remédios
Quem pensa que a descoberta se restringe apenas ao universo da curiosidade e não tem muitas aplicações práticas pode estar enganado, segundo explica o pesquisador do Laboratório de Ecologia Comportamental da Reprodução da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat) Eduardo Bessa. ;Entender como e por que os animais têm determinados comportamentos pode facilitar a entender melhor nossas relações com os animais. Com pesquisas como essas podemos aprender sobre o nível de consciência deles;, conta.

Outro aspecto apontado por Bessa diz respeito à conservação das espécies. ;Entendendo seus hábitos, podemos agir de maneira mais objetiva em ações conservacionistas. É a velha história: conhecer para preservar;, afirma. ;Além disso, uma pesquisa como essa pode servir de norte para outros estudos. Se entendermos que a borboleta usa uma planta específica quando está doente, podemos pesquisar essa planta e talvez descobrir remédios úteis ao ser humano;, completa.

TUBO DE ENSAIO - FATOS CIENTÍFICOS QUE MARCARAM A SEMANA

SEGUNDA-FEIRA, 29
Cirurgia revolucionária

Uma equipe de cirurgiões franceses afirmou ter conseguido pela primeira vez reconstruir a traqueia de vários pacientes com câncer, usando um pedaço da pele e fragmentos dos próprios doentes. ;É a primeira substituição traqueal confiável do mundo;, afirmou o professor Philippe Dartevelle, chefe do Departamento de Cirurgia Toráxica e Vascular do Centro Marie Lannelongue, perto de Paris, autor da inovação em parceria com o cirurgião plástico Frederic Kolb. A técnica, aperfeiçoada progressivamente desde 2004, foi utilizada em sete pacientes nos últimos seis anos. Cinco deles, que sofriam de câncer, estão bem e levam uma vida normal. O transplante de traqueia praticado por Dartevelle e Kolb, chefe do serviço de cirugia plástica e de reconstrução do Instituto Gustave Roissy, consiste em substituir a traqueia destruída ou obstruída por um novo tubo, idêntico, construído com o próprio tecido do paciente, o que evita a possibilidade de rejeição. O enxerto é fabricado com um pedaço de pele (de 9cm x 12cm) retirado do antebraço do paciente, com os vasos sanguíneos. Depois, o tecido é ;armado; com pedaços de cartilagem cortados em finas tiras.

TERÇA-FEIRA, 30
Patrimônio sob risco

Uma parede de 12m que protegia a chamada Casa do Moralista (foto) desabou no célebre centro arqueológico de Pompeia, no sul de Nápolis. A parede já havia desabado nos bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial. A parede era formada por pedras antigas e não havia afrescos ou pinturas nela. A Casa do Moralista é chamada assim porque seu proprietário escrevia, nos muros de seu jardim, frases de conteúdo moral. Essa construção jamais foi aberta ao público. Há três semanas, outro edifício de Pompeia, a Casa dos Gladiadores, desabou completamente, criando na Itália uma onda de indignação e preocupação quanto à preservação desse patrimônio. Em ambos os casos, as causas dos desabamentos ainda não foram divulgadas oficialmente, e tudo aponta para as fortes chuvas, que teriam desestabilizado o terreno. Pompeia foi sepultada pela violenta erupção do Vesúvio em 24 de agosto do ano 79 d.C, e sua descoberta, em 1738, permitiu ter um quadro exato da vida romana durante o século 1. É considerada patrimônio mundial da humanidade pela Unesco.

Medicamento perigoso

Um medicamento experimental desenvolvido pela companhia farmacêutica AstraZeneca para tratar o câncer de tireoide traz riscos de ;toxicidade substanciais;, alertou a FDA, agência reguladora de remédios e alimentos nos Estados Unidos. Trinta e um por cento dos pacientes que tomaram o medicamento, chamado Vandetanib, tiveram efeitos colaterais severos em comparação com 13% dos pacientes que apresentaram os mesmos sintomas ao ingerir um placebo. Oitenta por cento dos pacientes em um estudo de fase 2 que começaram a se tratar com uma dose de 300ml da droga precisaram reduzir ou interromper a medicação, acrescentou a FDA. Segundo um estudo subsequente no qual os pacientes ingeriram uma dose de 100ml, 21% precisaram reduzir ou cancelar o tratamento.

QUARTA-FEIRA, 1;
Urânio no gelo

O primeiro banco internacional de combustível nuclear foi criado na Sibéria, dentro de um acordo da Rússia com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), anunciou a Agência Russa de Energia Atômica (Rosatom). Instalado em Angarsk (foto), no sudeste da Rússia, o banco dispõe de 120t de combustível nuclear de baixo enriquecimento (entre 2% e 4,95%), afirmou a Rosatom, em um comunicado. ;Essa quantidade de combustível é suficiente para carregar duas vezes um reator de hidrogênio leve com potência de mil megawatts;, acrescentou na nota. Angarsk possui desde 2007 um centro de enriquecimento de urânio que já abastece a Ucrânia e a Armênia, segundo a agência russa. A AIEA e a Rosatom assinaram em março um acordo para a criação do banco de combustível nuclear, que deve permitir aos países que respeitam o tratado de não proliferação obter urânio levemente enriquecido.

Redução de CO2

A China anunciou que cumpriu a meta de redução de emissões dos gases que provocam o efeito estufa para o período 2006-2010, o que nas palavras do principal negociador chinês para o tema, Xie Zenhua, faz de Pequim um ;grande país responsável;. Zenhua afirmou ainda que o país está bem encaminhado para alcançar o objetivo de economia de energia, segundo o site do jornal Diário do Povo. A publicação oficial afirma ainda que a eficácia energética permitiu à China economizar o equivalente a 490 milhões de toneladas de carvão entre 2006 e 2009, além de emitir 1,13 bilhão de toneladas de CO2 a menos. A China reconheceu na semana passada que se tornou o principal emissor de gases que provocam o efeito estufa, à frente dos Estados Unidos, mas alegou que a emissão por pessoa é muito inferior à observada nos países ricos.

QUINTA-FEIRA, 2
Fumo passivo 600mil

Total de pessoas, incluindo 165 mil crianças, que morrem todos os anos devido ao fumo passivo, segundo estimativa divulgada pela Organização Mundial de Saúde

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação