Agência France-Presse
postado em 08/12/2010 15:59
Cancún (México) - Indígenas de todo o mundo fizeram um chamado à Conferência do clima da ONU, realizada em Cancún (México), para não ser excluídos das negociações de mudanças climáticas."Nossa sobrevivência hoje e no futuro está em risco e, entretanto, seguimos excluídos como povos indígenas destas discussões e do processo de decisão" da conferência, afirma um manifesto divulgado por líderes de organizações indígenas reunidos em Cancún.
Eles pediram aos mais de 190 países que participam da conferência "pleno respeito" aos direitos, "ser informados e poder decidir" sobre as questões que afetam seus territórios ancestrais.
Também pediram reconhecimento aos "conhecimentos tradicionais como base para gerar soluções efetivas à mudança climática".
Os indígenas colocaram sérias objeções à formalização do chamado REDD%2b nas negociações do clima, um mecanismo para ajudar a financiar a conservação florestal e evitar o desmatamento que provoca grandes emissões de gases de efeito de estufa retidos pela vegetação.
Mais de 190 países estão reunidos até sexta-feira para buscar soluções para o problema do aquecimento global, na conferência da ONU em Cancún, México.