Vida na Terra surgiu há 3 bilhões de anos, diz estudo publicado na Nature

postado em 21/12/2010 08:00
Terra fotografada por satélite da Nasa: história reconstruídaEstudo publicado na revista científica Nature sustenta que a vida na Terra teria se expandido há cerca de três bilhões de anos, provavelmente quando formas primitivas desenvolveram estratégias mais eficazes de captar energia do Sol. A conclusão é de cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), que construíram um ;fóssil genômico;, essencialmente um modelo matemático, estudaram genes-chave existentes hoje e calcularam como eles evoluíram a partir de um passado muito distante.

De acordo com a pesquisa, o genoma coletivo de toda a forma de vida se expandiu maciçamente entre 3,3 e 2,8 bilhões de anos. Durante esse período, prossegue o estudo, 27% de todas as famílias de genes existentes atualmente emergiram para a vida.

De acordo com os cientistas Eric Alm e Lawrence David, a grande emergência provavelmente se deu através do advento de um processo bioquímico chamado transporte de elétrons. Trata-se de uma função chave da biologia, que envolve o movimento de elétrons dentro das membranas das células e é central para plantas e alguns micróbios, tornando-os capazes de captar energia do sol através da fotossíntese e de respirar oxigênio.

A mudança, apelidada por Alm e David de ;Expansão Arqueana;, foi seguida, cerca de 500 milhões de anos depois, de um fenômeno conhecido como grande evento da oxidação, quando a atmosfera terrestre se tornou progessivamente impregnada de oxigênio. O grande evento foi, possivelmente, a maior reviravolta de espécies da história da Terra, uma vez que as formas de vida primitivas ou biológicas anaeróbicas morreram, sendo substituídas por formas aeróbicas maiores e mais inteligentes.

;Nossos resultados não podem dizer se o desenvolvimento do transporte de elétrons causou diretamente a Expansão Arqueana;, admitiu David, acrescentando: ;No entanto, podemos especular que ter acesso a uma disponibilidade muito maior de energia permitiu à biosfera abrigar ecossistemas microbianos mais complexos e maiores.;

Os fósseis remotos datam de um período chamado de Explosão Cambriana, 588 milhões de anos atrás. Com raras exceções, formas de vida pré-cambrianas tinham o corpo macio, e, por isso, não produziam marcas fossilizadas. Mesmo assim, deixaram como legado um DNA abundante, que explica a recriação do ;fóssil genômico; em computador.

;O que é realmente notável nessas descobertas é que provam que as histórias de eventos muito antigos são registradas no DNA compartilhado por organismos vivos. Agora que começamos a entender como decodificar esta história, espero que possamos reconstruir alguns dos eventos mais remotos da evolução da vida em detalhes;, disse Alm.