Ciência e Saúde

Cientistas apresentam a "injeção indolor"

postado em 22/12/2010 22:09

Uma empresa israelense desenvolveu uma injeção que dispensa agulha e não causa dor. Depois de uma década de pesquisa, a TransPharma Israel Medical apresentou o ViaDerm Drug Delivery System, um aplicador indolor que, segundo os especialistas, nunca erra o alvo.

A novidade desse dispositivo é que ele utiliza os princípios básicos de difusão para empurrar a medicação para a corrente sanguínea. Atualmente, a maioria dos medicamentos injetáveis é encaminhada diretamente à corrente sanguínea por meio de uma agulha.

Segundo o médico, Daphna Heffetz, que representa a instituição que desenvolveu o projeto, o novo método pode ser uma alternativa para quem teme as agulhas. "É fácil, rápido, indolor e eficaz", afirma. O produto pode, inclusive, ser usado em tratamentos de pacientes crônicos. "É ideal para uma ampla gama de medicamentos e tratamentos como pacientes de diabetes que necessitam aplicar insulina diariamente", diz.

O especialista explica que, abaixo das camadas externas da pele, encontra-se a derme, que contém elaboradas redes de capilares sanguíneos e que estão em contato direto com a epiderme. O mecanismo cria micro-canais através da epiderme, permitindo que a medicação se difunda por meio deles para a derme e, de lá, penetre no sistema sanguíneo através dos capilares.

O sistema consiste em uma unidade eletrônica de controle movida a bateria, uma rede de microeletrodos descartáveis de baixo custo e um adesivo contendo uma droga.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação