Ciência e Saúde

Sangue, que irriga o organismo, usa sistema inteligente e hierarquizado

postado em 04/01/2011 08:00
O sistema circulatório é composto por uma imensa e delicada teia de artérias, veias e capilares, por onde o sangue, após ser bombeado pelo coração, é transportado para todo o organismo. O líquido desempenha funções vitais para o corpo humano. Fabricado na medula óssea, é composto por uma porção celular e uma líquida. O presidente da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, Cármino Antônio de Souza, explica que o sangue pode ser comparado a um exército. Cada grupamento exerce uma função específica. ;O batalhão celular é formado por glóbulos vermelhos, responsáveis por captar o oxigênio do pulmão e levá-lo a todos os tecidos; por glóbulos brancos, que atuam na defesa do organismo contra bactérias, fungos, vírus e qualquer elemento que ofereça ameaça; e por plaquetas, encarregadas da coagulação sanguínea;, detalha.

O componente líquido do sangue, o plasma, é a parte proteica. Ele é composto por um grupo de albumina, que regula a pressão osmótica ; importante para a distribuição correta dos líquidos corporais ;, e um segundo elemento, as imunoglobulinas ou anticorpos. O sangue é uma substância extremamente complexa. ;A medula óssea o produz ininterruptamente. À medida que envelhecemos, no entanto, a quantidade de gordura acumulada nessa usina aumenta. Isso provoca uma diminuição na produção sanguínea;, explica o médico. O ser humano tem alguns estoques, principalmente de glóbulos brancos, que nos defendem diariamente e em situações emergenciais. ;Trata-se de um sistema inteligente e hierarquizado, que nos fornece energia e defesa;, acrescenta Cármino.

Como qualquer tecido, o sangue também sofre alguns revezes, que podem ou não apresentar sintomas específicos. Fadiga, fraqueza, febre, perda de peso, dor, enjoo, desmaios, hemorragias e aparecimento de manchas na pele podem ser sinais de que algo está errado com o líquido que corre em nossas veias e artérias. A doença do sangue mais comum em todo o mundo é a anemia ferropriva. Segundo hematologistas, ela é mais frequente que gripe, já que 40% da população mundial apresentam o problema. Em crianças, a anemia por falta de ferro costuma ser causada por parasitoses; em mulheres, por distúrbios ginecológicos; e, em idosos, por câncer ou doenças inflamatórias do intestino.

Diagnóstico difícil
Os tumores do sangue ou leucemias, os linfomas, o mieloma múltiplo, as doenças hemorrágicas e trombóticas são males mais graves e temidos. O diagnóstico, em geral, não é difícil porque o sangue é um tecido de fácil acesso. A médica Jane Dobbin, chefe da hematologia do Instituto Nacional de Câncer (Inca), explica que a leucemia é uma doença que atinge a célula precursora da medula óssea. A usina que fabrica o sangue passa, então, a acumular células jovens malignas, que, aos poucos, podem invadir outros órgãos. As causas da maioria das leucemias são desconhecidas. ;Anemia, equimoses, sangramentos e febre são os sintomas da leucemia aguda. A crônica, muitas vezes, é assintomática, embora o exame de sangue aponte dados totalmente alterados;, aponta.

Para especificar a leucemia, são prescritos exames mais detalhados, como o mielograma, que analisa a medula óssea em busca de células malignas ; passadas, então, para uma avaliação no microscópio. Exames de citogenética e biologia molecular também são fundamentais para apontar o tratamento a ser prescrito. ;Todos os cânceres de sangue são difíceis de tratar, mas as chances de superação estão cada dia melhores. Atualmente, a leucemia linfoide aguda nas crianças tem 80% de possibilidade de cura total apenas com a quimioterapia. Na década de 1950, menos de 5% dos pequenos conseguiam ser curados;, diz a chefe do Inca.

Não há como prevenir câncer no sangue, mas é possível cuidar bem desse tecido, com uma boa alimentação e um olhar atento. ;Qualquer sinal de manchinhas roxas não provocadas por pancadas devem receber atenção. Anemias e sangramentos nunca podem ser menosprezados;, aconselha a hematologista.



Leia amanhã Como funciona o complexo sistema músculo-esquelético.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação