Ciência e Saúde

Livro faz balanço dos avanços de 31 áreas do saber entre 1900 e 2000

postado em 26/01/2011 08:15
A ovelha Dolly, primeiro ser vivo clonado geneticamente: decifração do DNA permitiu que os cientistas interferissem ainda mais drasticamente no mundo e criou grande polêmica éticaNo século 20, o homem aprendeu a voar ; e chegou ao espaço. No último século, surgiu a linguagem cinematográfica, foi descoberto o DNA ; que, depois de mapeado, possibilitou a clonagem ;, o comportamento virou objeto de estudo científico, surgiu a psicanálise, nasceram o computador e, décadas depois, a internet. Em um período em que o mundo se reinventou, ciência e tecnologia tiveram um papel importante nessa revolução. Entender um pouco de como as teorias científicas se refletiram na sociedade atual é o que propõe o livro Um século de conhecimento ; arte, filosofia, ciência e tecnologia no século XX (Editora UnB), lançado na semana passada.

[SAIBAMAIS]Escrita por 42 pesquisadores de 31 áreas do conhecimento artístico, científico e cultural, que vão da antropologia à física, da engenharia ao cinema, a obra, que levou 10 anos para ficar pronta, surgiu da necessidade de se fazer um balanço do que foi produzido nas mais diversas áreas da ciência no século passado. ;Nos balanços realizados no fim do milênio, o tema ;teorias científicas; era o grande ausente. Falou-se sobre acontecimentos políticos, grandes catástrofes, tecnologia, mas o conhecimento científico e seus fundamentos foram esquecidos;, explica Samuel Simon, o organizador do livro.

O século 20, muitas vezes lembrado como o ;século do conhecimento;, possibilitou o surgimento de áreas como a linguagem cinematográfica, a genética moderna e a psicanálise. Em outras, a revolução se deu de maneira interligada, na qual uma ciência influencia as demais. ;Quando você vai lendo os textos, você vai vendo como a ciência se desenvolve, de modo que uma área tenha influência decisiva sobre as demais;, afima Lúcia Helena Pulino, diretora da Editora UnB, responsável pela publicação do livro.

A descoberta do DNA, feita por bioquímicos americanos em 1953, baseada em estudos de Gregor Johann Mendel, no século 19, possibilitou o desenvolvimento, por biólogos, dos primeiros clones ; como o da ovelha Dolly ;, ajudando o homem a ter controle maior da vida. ;Tivemos grandes avanços na manipulação genética, o que abriu espaço para uma maior interferência no mundo a partir do conhecimento do código genético;, conta Samuel Simon.

Charles Chaplin em Tempos modernos, último filme mudo do artista genial, é exemplo do poder do cinema; uma das Essa tendência, acentuada nas últimas décadas, é fruto de uma evolução natural, vivenciada desde a Antiguidade clássica. ;Ptolomeu precisava de geometria para seu sistema geocêntrico de mundo. O século 17 continuou essa tendência e aguçou essa relação, à medida que incorporou definitivamente a matemática à física. Hoje, com maior número de domínios, essa relação é inevitável;, explica Simon, que é professor do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília (UnB).

Teoria do cosmos
Outro caso exemplar é o da cosmologia contemporânea. Desde que o homem está sobre a Terra ele se interroga sobre o cosmos. Gregos, romanos, egípcios e outros povos da antiguidade já realizavam suas pesquisas e propunham suas teorias em relação à Lua, ao Sol e aos planetas. ;Mas, no século 20, estas teorias se tornam, basicamente, um produto da Teoria da relatividade, desenvolvida neste século;, exemplifica Simon. Assim, o desenvolvimento de conhecimentos ligados à matemática e à física permitiu, por exemplo, que as naves Apollo visitassem a Lua no fim da década de 1960 e no começos dos anos 1970.

Entender como o conhecimento evoluiu ao longo dos tempos também é uma forma de compreender como a sociedade caminhou. ;Quando revisitamos a história da ciência, encontramos todos os elementos históricos, sociais e culturais do período em que ela foi produzida;, conta a pesquisadora Lúcia Helena Pulino, lembrando que a produção científica é ;uma atividade social e historicamente datada;.

Se o momento histórico influenciou de maneira importante os caminhos seguidos pela ciência, os conhecimentos artístico, científico e tecnológico também ajudaram a alterar os acontecimentos sociais. ;Uma das teorias mais importantes da antropologia desenvolvida no fim do século 19, mas que foi amplamente difundida e trabalhada no século 20, foi o conceito de cultura, em sobreposição ao conceito biológico de raça;, sustenta o antropólogo Roque Laraia, autor do capítulo dedicado à antropologia.

Antes do surgimento da visão moderna de cultura, acreditava-se que ao nascer as pessoas tinham uma disposição biológica a se desenvolver em determinadas etnias. ;Isso abriu espaço para o surgimento de diversas teorias racistas, que certamente foram um dos principais males do último século;, afirma Laraia. Essa justificativa possibilitou que determinados grupos se denominassem superiores a outros. Foi assim, na dominação de países da África durante o neocolonialismo e em movimentos como o nazismo, que exterminou milhões de judeus e de integrantes de outras minorias em nome da limpeza étnica.

A mudança de perspectiva da antropologia ajudou, no início do século, a lutar contra os movimentos que se apoiavam justamente nela. Hoje, a cultura é vista como um conceito social ; não mais inato. ;A mente humana é como um computador, apto a aprender o que lhe for ensinado. As diferentes culturas existem pois o homem é ;treinado; a ver o mundo de maneiras diferentes;, explica Laraia. ;Foram antropólogos os primeiros a denunciar o surgimento do nazismo, e foram teorias como essa que ajudaram nas lutas pela igualdade ao longo do século;, completa.

Da mesma forma que a ciência nos ajuda a compreender o passado, ela também pode auxiliar a entender como será o futuro. Os problemas propostos pela ciência, pela filosofia e pela arte hoje demonstram qual perspectiva a humanidade tem para os próximos anos. Que áreas deve priorizar, como deve ser sua relação com o ambiente. ;As contribuições do século 21 na contextualização histórica, cultural e social do conhecimento demonstram que compromissos éticos, científicos e estéticos vão estar presentes na nossa prática de produção do conhecimento da arte e da tecnologia no próximo século;, conclui Lúcia Helena.

Novas narrativas
Apesar de o cinema ter sido inventado em 1895, foi a partir da década de 1910 que a linguagem cinematográfica começou a se desenvolver. Os filmes curtos, semelhantes a um teatro filmado, deram lugares a narrativas com novos elementos, como edição, montagem, iluminação específica e uma narrativa mais rápida do que a vida real. Com o surgimento de uma indústria cinematográfica, inicialmente nos EUA e, posteriormente, em outras regiões, como França, Rússia e Inglaterra, novos elementos foram incluídos, como os efeitos especiais e técnicas mais modernas de filmagem, que resultaram no cinema atual.

Espaço e tempo
Publicada em 1905 por Albert Einstein, ela substitui os conceitos independentes de espaço e tempo da teoria de Isaac Newton, predominantes até então, por uma ideia de espaço-tempo como uma entidade geométrica unificada. Einstein propõe espaço-tempo composto por quatro dimensões, três espaciais ; altura, largura e comprimento ; e uma temporal: o próprio tempo. Assim, segundo a teoria, os movimentos do Universo não são absolutos, mas sim relativos ao tempo e ao espaço nos quais são realizados.

Cem anos de realizações

Veja como se desenvolveram algumas áreas do conhecimento ao longo do século 20:

; Engenharia aeroespacial
;O desenvolvimento da tecnologia aeroespacial confunde-se com o próprio transcorrer do século 20. O primeiro voo do homem a bordo de um veículo mais pesado do que o ar, marco efetivo do início da era da aviação, coincidiu com a virada do século. Dos primeiros voos, cobrindo algumas dezenas de metros, até as viagens interplanetárias realizadas pelas sondas espaciais, pouco mais de meio século ocorreu de intenso progresso tecnológico. Numa visão simplista, a atividade espacial iniciada nos idos anos de 1950 denotam um caráter de continuísmo do desenvolvimento da tecnologia aeronáutica.;
Durval Henriques, integrador de Aeronáutica da Embraer

; Agronomia
;As maiores transformações políticas, sociais e tecnológicas presenciadas até hoje pela humanidade ocorreram no século 20. O setor agrícola, como não podia ser diferente, também experimentou avanços espetaculares. Talvez a mais expressiva prova disso tenha sido conseguir desmentir, até o momento, a célebre equação formulada pelo inglês Thomas Malthus no século 18 (;A população cresce em progressão geométrica, enquanto a produção de alimentos, em progressão aritmética;) (...) Dados mostram que, com a tecnologia atual, seria possível alimentar não só os 6 bilhões de habitantes da Terra, mas, sim, pelo menos 8 bilhões.;
Ricardo Carmona, professor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UnB

; Música
;O século 20 viu acontecimentos que não esperava, viveu momentos de grande surpresa, de estupor. Entre inúmeras outras coisas, isso é o que define a característica mais importante da música do século 20, a revisão drástica de tudo aquilo que séculos de músicos e musicólogos achavam ter resolvido: o questionamento de todos os aspectos da música, a diversidade das respostas, a divergência dos inúmeros caminhos abertos pela frente.;
Conrado Silva, professor do Departamento de Música da UnB

; Nutrição
;O século 20 foi, sem dúvida, fundamental para a ciência da nutrição humana, fixando seus princípios, seu métodos, seus limites, permitindo sua consolidação no contexto das demais disciplinas que compõem o campo das ciências biológicas. Foi ao longo deste século que surgiram estudos fundamentais, explicando as patologias nutricionais, suas características clínicas, seus métodos de diagnóstico mais precisos, terapêutica específica e comportamento epidemiológico desse novo grupo de doenças.;
João Bosco Salomon, ex-professor da UnB, Elisabetta Recine e Marina Kyomi Ito, professoras do Departamento de Nutrição da UnB


Fonte:
Um século de conhecimento ; arte, filosofia, ciência e tecnologia no século XX

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