Ciência e Saúde

Na Bósnia-Herzegóvina, teria sido encontrada a mais alta e antiga pirâmide

Achado, no entanto, é contestado por outros pesquisadores

postado em 01/02/2011 08:00
A formação polêmica, ao lado da cidade bósnia de Visoko: especialistas dizem que nenhuma civilização europeia seria capaz de construir uma pirâmide desse tipo há 35 mil anosA Grande Pirâmide do Egito é considerada, há séculos, a mais alta já construída pelo homem. A morada final do Faraó Quéops, no entanto, tem agora uma concorrente, literalmente, à altura. Uma construção encontrada na Bósnia-Herzegóvina desafia o posto da célebre obra egípcia, podendo não só ser a mais alta como também mais antiga obra do tipo. Batizada de Grande Pirâmide Bósnia do Sol, a estrutura tem 220m e, aparentemente, começou a ser erguida há mais de 35 mil anos. Pesquisadores, no entanto, questionam sua originalidade e afirmam se tratar apenas de uma colina, esculpida durante anos pela ação do tempo.

A suposta construção está localizada no chamado Vale das Pirâmides Bósnias, na cidade de Visoko, zona central do país, a 30km de Sarajevo. O local abriga ainda uma segunda estrutura, menor, batizada de Pirâmide da Lua, e um conjunto de túneis e uma câmara subterrânea, semelhante a um túmulo, com 61m de altura.

Cobertas pela vegetação, as possíveis construções permaneceram escondidas durante centenas de anos. Em 2005, o arqueólogo bósnio Semir Osmanagich visitou o local e levantou as primeiras suspeitas de que ali não estavam simples formações rochosas, mas edificações feitas pelo homem. ;Por milhares de anos, moradores consideraram aquelas colinas um fenômeno natural. No entanto, quando vi o formato triangular, os cantos regulares e a orientação para os pontos cardeais, sabia que ali estavam construções feitas por uma outra força que não a da natureza;, conta Osmanagich ao Correio.

Segundo o pesquisador, outras pirâmides, como algumas localizadas na China, no México, na Guatemala e em El Salvador, têm o mesmo tipo de cobertura vegetal. Além disso, após as primeiras escavações, a equipe que trabalha com o arqueólogo percebeu que as laterais da pirâmide não são formadas por rochas naturais, mas por um tipo de material ainda não identificado. Osmanagich o descreve como uma espécie de concreto impermeável e com um índice de rigidez quatro vezes maior que o convencional.

Se confirmada a sua autenticidade, a Grande Pirâmide Bósnia do Sol será a mais alta do mundo ; sua ;concorrente; egípcia tem 148m, 72m a menos. Ou seja, a construção da região dos Balcãs tem a altura da Grande Pirâmide do Egito mais a Pirâmide do Sol de Teotihuacán, a segunda mais alta do México. Construída pelos Aztecas no século 1, a estrutura não chega a 75m de altura.

Outro detalhe impressionante apontado por Osmanagich é a idade da construção descoberta por ele. Enquanto a maioria das pirâmides egípcias foram construídas por volta de 3000 a.C., as datações feitas até agora indicam que a estrutura bósnia foi erguida entre 12 mil e 15 mil anos atrás. No complexo labirinto de túneis que a corta, a atividade pode ter começado ainda mais cedo. Pedaços de madeira encontrados em seu interior teriam mais de 35 mil anos, mesmo período em que alguns dos desenhos mais antigos já encontrados na Europa foram talhados em pedras na França e na Espanha.

Apenas duas entradas dão acesso a esses túneis, que, segundo os estudos, foram alagados pelos rios da região há algumas centenas de anos. Nesses caminhos subterrâneos, os pesquisadores também encontraram escritas entalhadas em rochas. Análises de especialistas não conseguiram identificar que civilização as teria produzido, mas constatou que as figuras se assemelham muito com antigas escritas europeias, como o rúnico e o glozélico.

Controvérsia
São justamente suas características mais marcantes ; altura e idade ; que levantam mais controvérsia no mundo científico. Especialistas da Associação Europeia de Arqueologia (EAA) questionam a autenticidade arqueológica da Grande Pirâmide Bósnia do Sol e de sua vizinha, a Pirâmide da Lua. Há 35 mil anos, quando ela supostamente começou a ser erguida, não existia na região dos Balcãs uma civilização com tecnologia suficiente para uma obra tão complexa.

O arqueólogo Hermann Parzinger, do Instituto de Arqueologia da Alemanha, em Berlim, é mais enfático e classifica a pirâmide como uma ;farsa;. Para ele, o investimento pesado feito pelo governo bósnio na região ; que desde que foi descoberta atraiu quase 1 milhão de turistas ; é um desperdício de verbas. ;Esses recursos escassos poderiam ser muito mais bem utilizados na proteção do patrimônio arqueológico genuíno da Bósnia;, afirmou em um comunicado assinado por ele e outros seis especialistas europeus.

A egiptóloga brasileira Olga Maria Dantas também contesta a originalidade da construção. Para ela, o formato piramidal das estruturas são formações naturais. ;Sinceramente, não creio que seja algo feito pelo homem , mas uma formação da natureza que foi aproveitada pelas pessoas da época;, afirma a especialista formada pela Universidade de Manchester, no Reino Unido.

O arqueólogo Semir Osmanagich, no entanto, defende sua descoberta. Ele cita outros centros de pesquisa e pesquisadores independentes que participam dos estudos na área. O Instituto de Materiais da Universidade de Zenica e o Instituto de Engenharia Civil da Universidade de Sarajevo participaram dos estudos sobre o material que compõe a estrutura da pirâmide. Já os testes para datação das rochas foram realizados no Laboratório Kiel, na Alemanha, e no Laboratório Gliwice, na Polônia.

;Baseamos nosso trabalho em análises científicas, escavações arqueológicas, testes da amostra, datação por radiocarbono;, enumera o especialista. Enquanto não se chega a um consenso sobre a autenticidade das pirâmides, várias perguntas, como a origem, a função e idade da obra, permanecem sem resposta. ;Ainda há muitos segredos a serem desvendados;, admite Osmanagich.
Veja outros monumentos em formato de pirâmide criados pelo homem ao longo dos séculos

Pirâmide Branca
Local: Qin Chuan, na China
Construção: cerca de 3000 a.C.
Altura: 100m
História: As construções localizadas no Vale das Pirâmides da China têm entre 25m e 100m, altura da Pirâmide Branca, erguida sobre plataforma de 200m. Feitas de argila e terra, elas pertenciam a grandes governantes do antigo Império Chinês

Pirâmides de Gizé
Local: Vale dos Reis, no Egito
Construção: Por volta de 2500 a.C.
Altura: 148m (Grande Pirâmide)
História: As três pirâmides do Vale dos Reis foram construídas como tumbas para os reis Quéops, Quéfren e Miquerinos ; pai, filho e neto. A maior delas, chamada de Grande Pirâmide, chegou a ter 160m, mas perdeu parte do topo ao longo dos anos

Cahuachi
Local: Vale de Nazca, no Peru
Construção: Entre 1 d.C. e 500 d.C.
Altura: 28m
História: Foi construída pelo povo nazca, que desapareceu da América do Sul antes da chegada dos conquistadores europeus. A pirâmide de dimensões irregulares foi feita de pedras e servia para cultos e outras cerimônias religiosas

Grande Pirâmide do Sol
Local: Teotihuacan, no México
Construção: Por volta do século 2
Altura: 63,5m
História: A pirâmide é a maior construção da cidade de Teotihuacan, último centro da civilização azteca. É feita de pedras, em formato de degraus. Estima-se que pese 2,5 milhões de toneladas, o que lhe garante o posto de terceira maior pirâmide do mundo

Teatro Nacional
Local: Brasília, no Brasil
Construção: Entre 1960 e 1981
Altura: 45m
História: Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a pirâmide branca de concreto, ferro e vidros, erguida numa pequena plataforma, abriga três salas de espetáculos. Com dimensões irregulares, é enfeitada em duas de suas faces por painéis do artista plástico Athos Bulcão

Achado, no entanto, é contestado por outros pesquisadores

Museu do Louvre
Local: Paris, na França
Construção:
1981
Altura: 20,6m
História: Feita de vidro e metal, ocupa o pátio do Palácio do Louvre e abriga a principal entrada do museu. Foi construída para resolver um problema de acessibilidade do museu, já que a entrada principal do castelo não era suficiente para a quantidade de pessoas que frequentam o local

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação