Ciência e Saúde

Embrapa comemora 10 anos da primeira clonagem de bovino na América Latina

A vaca da raça simental já gerou filhos e netos e comprova a capacidade reprodutiva dos animais replicados

postado em 17/03/2011 07:00
A vaca da raça simental já gerou filhos e netos e comprova a capacidade reprodutiva dos animais replicadosA ciência brasileira comemora hoje 10 anos de um feito que colocou o país na linha de frente das pesquisas sobre reprodução animal: a criação do primeiro clone bovino da América Latina. Em 17 de março de 2001, nasceu, em um laboratório da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, no Distrito Federal, uma bezerra da raça simental, batizada de Vitória. Até então, nenhum outro país em desenvolvimento havia feito tal avanço. Hoje, Vitória é a matriarca de uma família composta por um casal de filhos e outro de netos.

O caminho até esse resultado foi uma verdadeira prova de perseverança para os pesquisadores. Por meio da técnica de transferência nuclear (veja arte), e utilizando apenas uma célula embrionária, os cientistas produziram 24 embriões em estado avançado de desenvolvimento. Quinze deles foram inseminados em mães de aluguel e, depois de 35 dias, apenas uma dessas vacas estava gestante. ;É assim até hoje. As tentativas são inúmeras, já os sucessos, poucos, mas comemorados;, diz Maurício Machadim Franco, veterinário e atual coordenador do Programa de Reprodução Animal da Embrapa.

Desde que nasceu, Vitória foi tratada como qualquer outro animal. Viveu no pasto e comeu ração comum, sem qualquer privilégio, a não ser o constante monitoramento de pesquisadores da Embrapa e de médicos veterinários da Universidade de Brasília (UnB). ;Ela sempre mostrou bom desempenho em relação a crescimento e desenvolvimento, de acordo com os padrões da raça;, ressalta Franco. No entanto, a prova de fogo veio em 2005, quando deu à luz seu primeiro filhote: a bezerrinha Glória. Um ano depois, outro teste, com o nascimento de Galante, um macho saudável. Ambos permitiram avaliar o potencial reprodutivo de Vitória e sua habiliadade materna. ;Precisávamos comprovar que um clone poderia reproduzir, produzir leite, enfim, viver como um animal comum da sua raça. A Vitória nos deu essa certeza;, esclarece o veterinário.

Desafios
A partir dela, investimentos importantes em pesquisas foram disponibilizados, permitindo que vários grupos no país pudessem trabalhar, alguns em parceria, no avanço da tecnologia. Atualmente, o maior desafio dos pesquisadores é entender melhor os eventos de reprogramação celular. ;Precisamos também corrigir as inconsistências e, assim, prover uma melhor sobrevivência do feto durante a gestação e após o nascimento, o ponto fraco da clonagem, na minha opinião;, aponta o biólogo Regivaldo Vieira de Sousa, que realizou a transferência do material genético para a célula embrionária que deu origem a Vitória.

Apesar de as técnicas terem evoluído nos últimos 10 anos, a clonagem ainda se mostra ineficiente para o mercado devido ao grande número de embriões que são abortados e de morte prematura dos animais. ;Isso nos faz perder grande parte do material nas experiências que fazemos;, explica Franco. Para se ter uma ideia, os pesquisadores precisam transferir cerca de 100 embriões para nascerem 10 animais. Isso em machos, porque, em fêmeas, o número de nascidos cai para cinco. Os cientistas especulam que as perdas ocorram principalmente devido a problemas circulatórios no feto e na malformação da placenta.

Quando a técnica estiver bem dominada, os benefícios para a pecuária serão enormes, pois os animais de alto valor genético poderão ser replicados. Outro uso possível é na conservação de recursos genéticos animais, que resultará na formação de núcleos de conservação de fêmeas clonadas, que podem ser inseminadas com sêmen de diversos touros, ampliando assim a variabilidade genética de espécies. Isso contribuirá para a restauração de raças domésticas de interesse agropecuário que estão ameaçadas.

Confira a linha do tempo da clonagem no mundo

1894 ; O zoologo alemão Hans Dreisch trabalhando com ouriços-do-mar pegou um embrião de duas células e sacudindo dentro de um béquer cheio de água do mar fez com que as células se separassem, dando origem a dois ouriços adultos.

1902 ; O embriologista Hans Spemman usou um fio de cabelo de seu filho como uma faca para separar um embrião de salamandra, também dando origem a dois indivíduos.

1952 ; Robert Briggs e Thomas King realizaram a primeira clonagem de sapos a partir de células embrionárias.

1970 ; Feitas pesquisas em embriões de ratos e, nove anos depois, com ovelhas

1981 ; Clones de ratos a partir de células embrionárias.

1986 ; Clonagem de cordeiros a partir de células embrionárias do mesmo animal

1993 ; A expressão "clonagem humana" começou a ser divulgada com maior intensidade

1995 ; Clonagem de duas ovelhas a partir de células embrionárias de 9 dias chamadas de "Megan" e "Morag"

23 de fevereiro de 1997 - O Instituto Roslin, na Escócia, revela ao mundo o primeiro clone de um mamífero adulto. A ovelha Dolly tinha sete meses.

24 de maio de 1997 - Os escoceses apresentam um novo clone de ovelha que demonstra mais claramente como a técnica pode ser usada para beneficiar a saúde humana. Polly tinha um gene humano, o que a fazia produzir uma proteína usada no combate da fribrose cística.

5 de julho de 1998 - Pesquisadores japoneses apresentam os primeiros clones de vacas adultas. Eles nasceram no Instituto de Pesquisa do Gado de Ishikawa.

22 de julho de 1998 - A Universidade do Havaí anuncia a realização de "clonagem em série": clones de clones de camundongos, criando três gerações idênticas.

12 de novembro de 1998 - A empresa americana Advanced Cell Technology dá seu primeiro susto na comunidade científica ao anunciar que, em 1996, introduzira DNA humano em um óvulo de vaca sem núcleo. O embrião resultante foi destruído.

26 de abril de 1999 - É anunciado nos EUA o nascimento dos primeiros clones de cabras adultas - e já com um gene humano para produção de uma proteína específica no leite.

26 de maio de 1999 - Os criadores de Dolly anunciam que ela tem sinais de envelhecimento precoce. Até hoje, não foi possível vincular com precisão o fenômeno à clonagem, mas o episódio lançou enormes dúvidas sobre a segurança da técnica.

14 de março de 2000 - Cinco porquinhos nascidos nos EUA são apresentados como o primeiro passo para a criação de suínos capazes de fornecer órgãos para transplantes. Millie, Christa, Alexis, Carrel e Dotccom eram clones de porcas adultas.

8 de janeiro de 2001 - Nasce o primeiro clone de um animal ameaçado de extinção, um gauro, tipo de gado asiático, que morreu dias depois.

17 de março de 2001 - A bezerra Vitória coloca o Brasil na linha de frente da pesquisa de clonagem. Clone de um embrião, a vaca nasceu em um laboratório da Embrapa. Nenhum outro país em desenvolvimento havia feito tal avanço desde então.

7 de agosto de 2001 - A Academia Nacional de Ciências dos EUA promove uma audiência com os três mais notórios defensores da clonagem humana para fins reprodutivos: os médicos Severino Antinori e Panos Zavos e a química Brigitte Boisselier, diretora da Clonaid, dizem que o primeiro clone humano não vai demorar muito a nascer.

28 de setembro de 2001 - A Itália anuncia a primeira clonagem bem-sucedida de um animal ameaçado de extinção: uma ovelha mouflon.

25 de novembro de 2001 - A empresa Advanced Cell Technology desencadeia uma gigantesca polêmica ao anunciar que produzira embriões humanos a partir de clonagem. A empresa diz que não tem intenção de usar a técnica para fins reprodutivos e, sim, para cura de doenças.

4 de janeiro de 2002 - O Instituto Roslin comunica que Dolly tem artrite, mais um possível sinal de envelhecimento precoce.

2 de fevereiro de 2002 - A PPL Therapeutics, empresa fundada nos EUA pelos criadores de Dolly, apresenta novos clones de porcos. Desta vez, sem um gene responsável pela rejeição de órgãos suínos quando transplantados para pessoas. Um dia depois, a Universidade do Missouri, diz ter obtido o mesmo avanço.

14 de fevereiro 2002 - A Universidade A & M do Texas apresenta a gatinha Cc, o primeiro clone de um animal de estimação. Ela nascera em dezembro de 2001, após 188 tentativas.

27 de fevereiro de 2002 - Cientistas da Universidade de Cincinnati anunciam da descoberta que clones de camundongos apresentam tendência a engordar, como Dolly.

6 de março de 2002 - O "Wall Street Journal" publica uma reportagem em que uma pesquisadora chinesa respeitada - Lu Guangxiu, Escola de Medicina de Xiangya - diz ter produzido dezenas de embriões humanos por clonagem desde 1999.

31 de março de 2002 - Franceses aproveitam a Páscoa para contar que conseguiram criar clones de coelhos a partir de células de animais adultos.

Abril de 2002 - Severino Antinori diz em uma conferência médica em Dubai, nos Emirados Árabes, que uma mulher estava na oitava semana de gestação de um clone.

11 de abril de 2002 - Em uma reação ao anúncio de Antinori, a empresa Clonaid diz já ter implantado no útero várias mulheres embriões produzidos a partir de clonagem.

28 de maio de 2002 - Cientistas do Museu Australiano anunciam um projeto para criação do primeiro clone de um animal extinto - o tigre da Tasmânia - e dizem já ter DNA de um exemplar em boas condições para lançar a empreitada.

11 de julho de 2002 - Nasce a bezerra Penta, o primeiro clone de um animal adulto produzido no Brasil. Ela morreu de infecção generalizada, cinco semanas depois.

6 de novembro de 2002 - Pesquisadores americanos dizem ter produzido embriões de camundongos a partir de células de tumores malignos. Os embriões não apresentaram traço da doença.

26 de novembro de 2002 - Severino Antinori vem a público anunciar para janeiro de 2003 o nascimento de um clone humano. Se a promessa se cumpriu, Antinori não contou.

27 de dezembro - A empresa Clonaid, ligada à seita Movimento Raeliano, anuncia o nascimento - até hoje não comprovado - de uma menina chamada Eva, o primeiro clone humano. Outros clones dos raelianos teriam nascido depois disso, segundo a empresa.

14 de fevereiro de 2003 - A ovelha Dolly, primeiro clone de um mamífero adulto e marco da ciência, morreu nesta sexta-feira, aos 6 anos, anunciaram seus criadores no Instituto Roslin, em Edimburgo, na Escócia. Veterinários deram à ovelha mais famosa do mundo uma injeção letal, depois de descobrir sinais de uma doença pulmonar progressiva. A necropsia revelou que Dolly teve câncer.

Maio de 2003 - Cientistas da Universidade de Idaho apresentam o primeiro clone de um eqüilo, a mula Idaho Gem.

12 de maio de 2003 - Nasce o primeiro clone de um clone no Brasil. A bezerra Vitória Segunda morreu 36 horas depois de seu nascimento, em uma fazenda da Embrapa, em Brasília. Ela havia aspirado líquido na hora do parto e acabou tendo pneumonia.

6 de agosto de 2003 - Cientistas italianos anunciam a criação do primeiro clone de um cavalo adulto. Prometea, que nasceu com 36 quilos e muita saúde no dia 28 de maio, após uma gestação normal, é uma cópia da égua que a deu à luz.

4 de setembro de 2003 - Nasce a bezerra Lenda, da Embrapa, clone de uma vaca valiosa, que morrera meses antes.

11 de dezembro de 2003 - A Câmara Baixa do Parlamento francês aprova um projeto de lei que torna a clonagem reprodutiva humana um crime contra a humanidade, suscetível de punição com 30 anos de prisão e multa de 7,5 milhões de euros.

16 de dezembro de 2003 - Cientistas da Advanced Cell Technology anunciam que conseguiram repetir a produção de embriões humanos por clonagem e que eles alcançaram o estágio de 16 células.

17 de janeiro de 2004 - O especialista em fertilização Panos Zavos anuncia que implantou um embrião humano produzido por clonagem no útero de uma mulher. A experiência não resultou em gravidez.

5 de fevereiro de 2004 - Nasce a bezerra Vitoriosa, cópia da vaca Vitória, primeiro clone do Brasil. O nascimento foi anunciado duas semanas depois.

12 de fevereiro de 2004 - Cientistas sul-coreanos anunciam que produziram uma linhagem de células-tronco pluripotentes a partir de dezenas de embriões produzidos a partir de clonagem.

30 de maio de 2004 - Morre a bezerra Vitoriosa. A hipótese mais provável foi um ataque do coração.

Dezembro de 2004 - A empresa americana Genetic Savings & Clone apresenta o primeiro clone de estimação feito por encomenda, o gato Little Nick, que custou US$ 50 mil.

26 de fevereiro de 2005 - Nasce Pieraz-Cryozootech-Stallion, primeiro clone de um cavalo campeão castrado.

19 de maio de 2005 - Cientistas da Universidade Nacional de Seul anunciam a obtenção de várias linhagens de células-tronco, a partir de clonagem. As linhagens pertencem a nove pacientes - homens, mulheres e crianças.

3 de agosto de 2005 - O grupo da Universidade Nacional de Seul volta a fazer história, apresentando o primeiro clone de um cão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação