Ciência e Saúde

Tratar bem os outros torna as pessoas mais atraentes e bem-sucedidas

postado em 29/03/2011 07:00
;Como cortesia com o próximo usuário, sugerimos deixar a pia limpa.; A mensagem, comum em banheiros públicos, é um convite à cordialidade desinteressada. Alguns, porém, poderiam se perguntar: Por que me preocupar em deixar o ambiente asseado para um estranho? Por que gastar tempo e energia em algo que não me beneficia diretamente? A resposta é simples: por respeito aos outros. Na correria do dia a dia, porém, esse tipo de cuidado tem se tornado secundário, quase inexistente em algumas pessoas. Um livro que chega agora ao Brasil coloca em xeque o comportamento do ;eu por mim mesmo; e afirma que ser gentil traz muitos benefícios e faz a pessoa sentir-se mais feliz, tornar-se mais produtiva e até ser mais atraente.

Escrito pelo psicólogo italiano Pier Forni, o livro Pessoas gentis são mais felizes (BestSeller) faz a defesa de características básicas e muito antigas que tornaram o ser humano civilizado: a educação, a gentileza e a consideração pelo outro. ;Pela falta de educação, tentamos dominar, intimidar, coagir, ameaçar, humilhar, dissuadir e rechaçar. A falta de educação é uma forma de controlar pelo desdém;, pontua Forni na obra.

Para o pesquisador, hoje diretor da organização Civility Initiative (Iniciativa da Civilidade), da Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, quem é menos educado do que deveria acaba privado dos efeitos positivos da cordialidade. Afinal, quem quer ficar perto de uma pessoa grosseira, que não respeita o próximo sem o menor remorso? ;O que dizemos e fazemos quando somos cordiais é apreciado e nos torna mais atraentes, faz com que o outro queira estar perto de nós;, explica Forni, em entrevista ao Correio.

Que o diga o fotógrafo Clausem Bonifácio, 44 anos. Ele conta que foi a simpatia e a gentileza da namorada, Ana Cecília Alves, 37, que o fizeram se interessar por ela. Antes de a relação engrenar, há dois anos, Clausem e Cecília trabalhavam juntos, e ele sempre se impressionou com a delicadeza da moça. ;Cheguei a comentar com o meu assistente sobre a forma como ela tratava as pessoas;, lembra. Sem notar, o fotógrafo se viu atraído por essas características e começou a nutrir uma admiração diferente pela designer. Quando percebeu, estava apaixonado. ;A Cecília é muito bonita, mas, definitivamente, o que me chamou a atenção foi seu respeito com os outros;, conta.

Alexandre e Marília consideram a gentileza um traço fundamental no caráter de uma pessoa. Segundo Clausem, o surgimento do interesse pela namorada foi diferente do de outros relacionamentos que teve. Ele conta que suas ex-namoradas não eram tão gentis. ;Mesmo assim, eu me sentia atraído por elas. Algo como mulher de malandro;, analisa. O psicanalista João Vales Siqueira explica que a mente humana é tão acostumada com certos comportamentos que, quando outro entra em cena, o cérebro tende a rechaçá-lo. ;É como se estivéssemos programados para viver tal acontecimento. Por isso tendemos a repetir tipos de relações;, explica. Mas, no caso do fotógrafo, a gentileza de Cecília parece ter colocado por terra a programação de sua mente. ;O jeito dela me proporciona uma relação mais saudável, de mais qualidade;, define.

Sensação parecida com a que sentem a advogada Marília Pimentel, 29 anos, e o publicitário Alexandre Passos, 35. Os namorados contam que o fato de um ter percebido no outro a importância que dão às pessoas fez com que quisessem ficar juntos. ;Foi o que impulsionou nossa atração;, conta Marília. ;Ela trata todos bem, sem distinção. Se ela não puder fazer isso, pede desculpas. Isso mostra que ela tem respeito pelo outro, e terá por mim;, diz o publicitário. ;Quem quer viver com uma pessoa mal-educada, grosseira e individualista? Eu não;, completa.

Para o psicólogo Marcus Pires Barreto, apesar de a sociedade hoje valorizar muito as pessoas pelo que elas possuem, o caráter ainda é visto como algo importante na hora de se escolher alguém para viver um relacionamento. ;No fundo, os indivíduos buscam quem os ouça. Por isso, a gentileza ainda é valorizada e admirada;, acredita.

Amizade
A atração, no entanto, não fica somente no campo amoroso. Ela se estende para outros tipos de relações, como as profissionais, familiares e de amizade. Segundo Forni, a cordialidade abre diversas portas: seja a que leva a novos amigos, seja a de uma promoção no trabalho. ;Quem é gentil circula bem em qualquer lugar;, garante o italiano.

Juliana Cunha Castro, 28 anos, é um exemplo disso. Quando ainda frequentava a faculdade, a advogada era bastante popular, simplesmente pelo fato de ser simpática e educada com todos. Isso fazia com que a jovem circulasse pelas diversas tribos sem qualquer problema, o que acabou chamando a atenção da amiga Andréia Cordeiro, 28. A moça conta que chegou à faculdade no meio de um semestre, quando todos já se conheciam. ;Era bem difícil. Não tinha espaço para mim;, lembra. Foi então que ela percebeu como Juliana era querida por todos e buscou se aproximar dela. Iniciava-se ali uma amizade profunda, que as duas cultivam até hoje. ;Tenho muita admiração pelo jeito da Juliana. Ela é uma inspiração;, elogia.

Os benefícios de tanta gentileza são vários. ;No primeiro estágio que fiz, comecei acompanhando as audiências nos tribunais regionais. Minha função era digitar o que era dito. Eu era péssima, não sabia digitar direito. Mesmo assim, continuei sendo mandada para as audiências, e depois descobri que era porque os conselheiros e os advogados gostavam de mim;, revela Juliana.

De acordo com Forni, pessoas como a advogada têm mesmo tudo para serem bem-sucedidas em vários aspectos da vida. A gentileza, ele afirma, quebra qualquer clima ruim e ainda impõe respeito de forma indireta a quem está sendo desagradável. ;É o mesmo que falar baixo quando o outro estiver gritando. Chegará uma hora que ele verá o erro e lhe pedirá desculpas. É aí que você, indiretamente, impõe respeito;, ensina.

Mas não poderia ser a gentileza uma estratégia usada por alguns oportunistas para levar vantagem em determinadas situações? Como identificar a gentileza legítima? Segundo os especialistas, o único jeito de fazer isso é observando as pessoas com atenção. Para Marcus Pires Barreto, a educação e a gentileza são formadas por meio de exemplos. A pessoa genuinamente gentil será assim nas mais diversas situações. ;Uma pessoa educada é assim o tempo todo;, resume o psicólogo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação