Estudo mostra que as baleias também não resistem a uma melodia pegajosa

Agência France-Presse
postado em 14/04/2011 16:03

WASHINGTON - As baleias jubartes ou corcundas (Megaptera novaeangliae) também produzem seus sucessos musicais e as canções mais pegajosas são as preferidas pela espécie, assinala um estudo australiano divulgado nesta quinta-feira nos Estados Unidos.

Os machos são os únicos que as cantam, talvez na esperança de cativar uma fêmea, de acordo com o estudo publicado na revista Current Biology. Se houver uma versão do ;rei do pop; Michael Jackson entre as baleias, ele provavelmente reside no litoral leste da Austrália, porque é onde sempre se origina a melodia mais popular da temporada, segundo os pesquisadores.

O hit depois viaja ao longo do Pacífico Sul, da Austrália à Polinésia francesa, expandindo-se entre os distintos grupos de baleias, que começam a cantar a mesma melodia durante a época da cria.

Como acontece com as canções da moda, essas melodias não são muito originais, mas parecem ;pegar; facilmente, explicou a pesquisadora Ellen Garland, da Universidade de Queensland. O estudo, realizado ao longo de 11 anos, acrescenta que ainda é um mistério por que todas as baleias cantam a mesma canção quando seus esforços deveriam estar destinados a destacar-se ante o grupo.