postado em 20/04/2011 08:00
Outro criatório de aves que tem se destacado em Minas Gerais é o Vale Verde Parque Ecológico, em Betim, na Grande Belo Horizonte. Além de acolher e tratar animais apreendidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a instituição é sede de um bem-sucedido programa de reprodução em cativeiro. A diferença é que, nesse caso, as aves permanecem nos viveiros ou, dependendo da espécie e sempre com a autorização do Ibama, são comercializadas. As grandes estrelas do plantel do parque, atualmente, são três filhotes de arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus), espécie que figura na Lista Vermelha de Aves da União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN). ;Trata-se de um animal que poucos conseguem reproduzir em cativeiro;, garante Saulo Biscoto, responsável pelo criatório. ;Além disso, essa arara leva de sete a oito anos para chegar à idade reprodutiva, por isso, não é todo mundo que a cria.;
Originária do Pantanal, a arara-azul-grande se adapta bem ao viveiro. ;Ela não tem exigências especiais, só precisa de um lugar limpo, com espaço para voar e se exercitar, e uma certa insolação;, explica Biscoto. Quanto à alimentação, ;é imprescindível que tenha muita gordura. Assim, além de frutas, legumes e verduras, elas recebem muitas castanhas, nozes e macadâmia. Isso é importante não apenas para a sobrevivência e a saúde do animal, mas para que haja sobra de energia para a função reprodutiva;.
Quando a ave está bem adaptada, chega a hora de descobrir a melhor forma de ajudá-la a procriar, que varia de espécie para espécie. ;Geralmente, porém, é bom dar opções de escolha para a formação de casais.; No projeto, três fêmeas e dois machos apreendidos pelo Ibama foram colocados em um viveiro. Formaram-se dois casais. No fim do ano passado, um deles gerou dois filhotes, o outro um. ;Daqui a sete, oito anos, será a vez de eles entrarem na idade reprodutiva;, diz Biscoto. Atualmente, o Vale Verde trabalha também no manejo com fins de reprodução do papagaio-do-peito-roxo (Amazona vinacea). (SL)