postado em 11/05/2011 15:14
A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) promove hoje (11/5) a 4; Conferência Nacional das Primeiras-Damas para discutir políticas públicas efetivas para o enfrentamento do câncer de mama no país. O evento conta com a participação de primeiras-damas de diversos municípios brasileiros.De acordo com a presidenta da Femama, Maira Caleffi, 12 mil mulheres morrem por ano de câncer de mama. ;Estamos muito preocupados. Hoje, existem, no país, várias políticas públicas efetivas, porém, não conseguimos um impacto positivo na saúde como resultado;, disse.
A coordenadora da área de Saúde da Mulher do ministério, Teresa de Lamare, afirmou que as mulheres fazem os exames, porém, são mal feitos. ;As mulheres estão fazendo a prevenção corretamente, o problema está na maneira que estes exames são feitos, há uma má qualidade nisso;.
Em março, a presidenta Dilma Rousseff, lançou, em Manaus, o Programa Nacional de controle de Câncer de Colo de Útero e de Mama. Segundo Maira Caleffi, os objetivos do programa alinham-se aos objetivos da Femama. ;O Ministério da Saúde irá levantar nacionalmente as condições de todos os mamógrafos, e nós iremos acompanhar isso;, concluiu.