Ciência e Saúde

Avião Solar Impulse pousa em Bruxelas após primeiro voo internacional

Agência France-Presse
postado em 13/05/2011 17:34
Bruxelas - O avião experimental sem combustível Solar Impulse aterrissou nesta sexta-feira (13/5) no aeroporto de Bruxelas às 19H40 GMT (16H40 de Brasília) ao término de seu primeiro voo internacional, cerca de 13 horas após sua decolagem na Suíça, constatou um jornalista da AFP.

O avião criado pelo suíço Bertrand Piccard saiu do aeroporto suíço de Payerne (oeste) às 06H40 GMT (03H40 de Brasília), com mais de duas horas e meia de atraso em relação ao programado devido a uma leve neblina.

O êxito deste voo em céu europeu e o pouso em um aeroporto internacional são "a prova" de que o Solar Impulse é "um avião real" e que "as novas tecnologias podem reduzir nossa dependência das energias fósseis", explicou recentemente Bertrand Piccard, presidente do projeto Solar Impulse.

O revolucionário avião estará presente em Bruxelas de 23 a 29 de maio. Depois viajará ao aeroporto Le Bourget de Paris como "convidado especial" do 49; Salão Internacional de Aeronáutica e do Espaço, que será realizado de 20 a 26 de junho.

O Solar Impulse entrou para a história da aeronáutica ao realizar em julho de 2010 seu primeiro voo de 24 horas sem interrupção, e unicamente abastecido através de painéis solares e suas baterias.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação