Ciência e Saúde

Ônibus espacial Endeavour se acopla à Estação Espacial Internacional

Agência France-Presse
postado em 18/05/2011 17:29
Washington - O ônibus espacial Endeavour, com seis astronautas a bordo, incluindo um italiano, efetuou o acoplamento à Estação Espacial Internacional (ISS) nesta quarta-feira (18/5), em sua última missão antes de se aposentar, confirmou a Agência Espacial Americana Nasa.

O ônibus espacial decolou na segunda-feira do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral (Flórida, sudeste) para uma missão de 16 dias destinada a levar para a ISS um projeto de física para investigar a origem do Universo.

Depois que a tripulação do Endeavour se reuniu com os seis astronautas que já estavam na estação orbital, a equipe realizou a sua primeira tarefa, que foi transferir a plataforma Express Logistics Carrier do braço robótico do Endeavour para a ISS.

Na quinta-feira, os astronautas instalarão no laboratório orbital o Alpha Magnetic Spectrometer-2, um detector de partículas de 2 bilhões de dólares e 7.000 kg.

O detector rastreará o Universo durante a próxima década em busca de pistas sobre a matéria escura e a antimatéria.

O acoplamento do Endeavour à ISS ocorreu às 10h14 GMT (07h14 de Brasília), disse o comentarista do canal de televisão da Nasa, que transmitiu ao vivo as manobras.

"A tripulação de 12 membros ficará junta até 23 de maio, quando os membros da ISS, Dmitry Kondratyev, Cady Coleman e Paolo Nespoli, desacoplarão e voltarão à Terra", informou a Nasa.

Este é o último voo do Endeavour antes da aposentadoria. O programa dos ônibus espaciais será concluído em 2010, após o último voo do Atlantis, previsto para meados de julho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação