Ciência e Saúde

Cientistas descobrem possíveis novas espécies nas Filipinas

Agência France-Presse
postado em 08/06/2011 17:57
MANILA - Cigarras gargalhantes e pequenos "cações-gato" estão entre os registros de espécies que, se acredita, sejam novas para a ciência, descobertas por cientistas americanos e filipinos nas águas e ilhas das Filipinas, anunciou a equipe de pesquisadores esta quarta-feira.

As espécies descobertas são uma amostra da rica biodiversidade do arquipélago sul-asiático, que agora está sob severa ameaça, alertaram especialistas da Academia de Ciências da Califórnia e de instituições locais.

A equipe descobriu uma grande quantidade de estrelas-do-mar, ouriços-do-mar, enguias e percevejos, muitos dos quais nunca tinham sido documentados pelos cientistas, disse Richard Mooi, um dos cientistas marinhos californianos. "Nós descobrimos pelo menos 75 novas espécies, talvez mais. É preciso fazer muito mais análises", explicou a um fórum reunido para anunciar as descobertas. "Sem dúvida, nós descobrimos 20 novas espécies só de estrelas-do-mar e ouriços-do-mar", acrescentou Mooi.

Seu colega, John McCosker, disse que foram descobertos vários "cações-gato" pequenos com dorso marrom, listras negras e barriga branca, cores que ele nunca tinha visto em outra espécie de tubarão antes.

Capturados pela rede de uma traineira a 2.0000 metros da linha das ondas, os tubarões têm cerca de 60 centímetros de comprimento e se alimentam de camarões, explicou McCosker, diretor do departamento de biologia aquática.

Ao detalhar as novas descobertas, o decano da Academia da Califórnia, Terry Gosliner, afirmou: "nós descobrimos uma nova espécie de enguia, provavelmente uma nova espécie de peixe-tubo, novas espécies de percevejos, novas espécies de moluscos nudibrânquios (sem concha)".

Entre os outros animais incomuns encontrados, o entomologista filipino Ireneo Lit disse que sua equipe acredita ter descoberto algumas novas espécies, incluindo uma cigarra que produz um som semelhante a uma gargalhada. "Os moradores locais têm medo dela. Eles pensavam que as risadas eram de anões, de anões sorridentes", explicou à AFP ao comentar a descoberta do inseto, encontrado no Monte Banahaw, um vulcão de 2.158 metros situado na ilha de Luzon, a principal do arquipélago.

Lit, diretor de um museu de história natural da Universidade das Filipinas, disse que entrará em contato com um colega do Museu de História Natural de Paris, na França, para confirmar se esta é de fato uma espécie nova.

A expedição vasculhou as profundezas do mar da província de Batangas e do Lago Taal, ao sul de Manila.

Também capturou amostras de fauna de Banahaw e outras montanhas de Luzon, onde os cientistas acharam três possíveis novas espécies de aranhas, afirmou o especialista americano em aracnídeos, Charles Griswold.

Será preciso meses de trabalhos de laboratório para confirmar se as descobertas são realmente de novas espécies, mas o grande número de cientistas envolvidos na expedição poderia facilmente afirmar se o que foi encontrado é realmente algo novo, explicou Mooi.

Edgardo Gomez, professor da Universidade do Instituto de Ciência Marinha das Filipinas, afirmou que algumas das espécies marinhas descobertas já podem estar correndo risco de extinção. "A biodiversidade marinha filipina está sitiada", declarou Gomez ao fórum. Entre as causas, ele citou os danos provocados pela poluição, a sobrepesca e as mudanças climáticas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação