Ciência e Saúde

Médicos cubanos extraíram tumor da próstata do presidente venezuelano

Paloma Oliveto
postado em 02/07/2011 19:47
A confissão pública do presidente Hugo Chávez sobre sua doença levanta mais dúvidas do que certezas. Oficialmente, apenas três informações foram divulgadas: que ele tinha um tumor cancerígeno na região pélvica, passou por uma cirurgia de remoção e está sendo tratado. É muito pouco quando se fala de câncer, nome genérico para mais de 100 diferentes doenças caracterizadas pelo crescimento desordenado das células, cada uma delas com sintomas e prognósticos completamente diversos. Mas, de acordo com especialistas, são grandes as chances de o câncer de Chávez ter se localizado na próstata.

O pronunciamento do venezuelano cita a região pélvica, composta por vários órgãos e formada por um arcabouço de ossos, músculos e ligamentos, que também podem ser afetados por cânceres. Segundo o oncologista Marco França, do Centro de Câncer de Brasília (Cettro), no homem, os tumores na cavidade da pélvis surgem, geralmente, na parte final do intestino, na bexiga e na próstata. Esse último órgão é o que costuma ter maior incidência de câncer na região. ;Qualquer um dos órgãos da cavidade pélvica pode ser operado e tratado. Mas as informações são muito imprecisas, só dá para especular;, explica França.

O jornalista venezuelano Nelson Bocaranda, blogueiro do site RunRun, que antecipou há uma semana o diagnóstico de Chávez, afirmou ontem que provavelmente o câncer do presidente é na próstata. Fontes de Bocaranda contaram que o estadista começou a sentir dor para urinar no fim de fevereiro e foi atendido por um urologista do Hospital das Clínicas, em Caracas. Lá, ele fez exames para constatar o nível de antígeno PSA (Antígeno Prostático Específico), que aumenta quando há um crescimento da próstata.

No mesmo mês, o presidente teria feito uma cirurgia em segredo, para retirar um prolapso do ânus (a exteriorização do reto através do ânus). ;Os médicos que o trataram recomendaram que ele levasse as coisas com mais calma. Mas, duvidando dos conselhos desses profissionais (uma ironia, já que, no final, foram eles que salvaram sua vida) e fazendo uso de sua lendária autossuficiência, Chávez ignorou o conselho profissional;, relata Bocaranda.

Sinal de alerta
A teimosia do estadista, porém, chegou ao fim quando ele teve de ficar em repouso para se recuperar de uma lesão na rótula. O ex-presidente cubano Fidel Castro é quem teria convencido o colega a se submeter a exames em Cuba, depois de Chávez passar mal na frente dele, durante um encontro bilateral. O checape revelou o que o governo venezuelano afirmou ser um abscesso na cavidade pélvica.

Cercada de segredos, a cirurgia para a retirada do excesso de pus, procedimento considerado bastante doloroso, ocorreu em maio, na capital Havana. De acordo com o diretor do Centro de Oncologia do Hospital São José, Antonio Carlos Buzaid, não é comum que abscessos precedam cânceres de próstata. ;Pode ser que ele já tivesse o tumor nesse abscesso. Ele pode ter falado sobre abscesso naquela primeira cirurgia para manter o sigilo, algo natural;, acredita.

Ironicamente, segundo as fontes de Nelson Bocaranda, a biópsia de Chávez teria sido realizada no país arqui-inimigo de seu governo, os Estados Unidos. O material para a análise foi retirado em Havana e levado ou para o Hospital Batista de Miami ou para o Centro Médico de Tufts, em Boston. ;Assim, determinou-se que havia um câncer e que (o presidente) devia começar seu tratamento imediatamente;, revelou o blogueiro.

Primeiramente, Chávez teria passado por terapia hormonal e radioterapia. A segunda cirurgia à qual o estadista venezuelano foi submetido seria a videocirurgia prostática, um método menos invasivo e que diminui o tempo de internação (veja arte). ;Pela idade dele, o mais provável é que seja próstata mesmo. Os cânceres em outros órgãos da pélvis são bem mais raros;, diz Buzaid.

Caso o diagnóstico se confirme, esse é um ponto a favor para Chávez. ;O câncer de próstata é o mais curável dos tumores. Geralmente, a maioria dos pacientes se sai bem;, afirma o oncologista. Porém, ele lembra que a falta de detalhes sobre a doença impede saber a gravidade do câncer, que, na escala Gleason, varia entre 5 a 10, sendo o último o nível mais agressivo.

;O prognóstico depende de vários fatores, falamos de câncer no geral, mas são diversas doenças totalmente diferentes. O tipo de célula, por exemplo, também influencia;, concorda Marco França. Segundo Buzaid, no caso de o câncer de próstata ser localizado, as expectativas são boas, mas não há como garantir que o presidente venezuelano não esteja com metástases.

Quimio e radioterapia
A aparência debilitada de Chávez, que perdeu 15kg, pode indicar que houve problemas no pós-operatório, diz o diretor do Centro de Oncologia do Hospital São José. ;É possível que a coisa seja muito mais séria, mas também pode ser apenas pelo fato de ele ter passado por uma cirurgia e, durante a recuperação, a pessoa fica sem comer;, explica. Além da operação e da radioterapia, o presidente começou a fazer sessões de quimioterapia, segundo o site de notícias RunRun. Com isso, ele deve permanecer em Havana por tempo indeterminado.

O oncologista Marco França diz que os médicos cubanos recebem uma ótima formação acadêmica e que o sistema de saúde é eficaz. ;A medicina de Cuba é famosa em todo o mundo;.

Mas ele pondera que, com tantas restrições econômicas, a ilha é desprovida de equipamentos inovadores, essenciais para um bom tratamento do câncer. Antonio Carlos Buzaid concorda. ;Não dá para depender apenas da arte do médico. Os médicos cubanos são bons, mas a medicina lá é de nível baixo porque falta tecnologia.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação