Ciência e Saúde

Brasil tem quase 3 milhões de doadores de medula óssea

postado em 05/08/2011 08:31
Nos primeiros 10 anos de existência, o banco de doadores de medula óssea contava com apenas 35 mil doadores inscritos no Brasil. Atualmente, são 2,7 milhões, número que pode chegar a 17 milhões nos convênios com os bancos ao redor do mundo. Quando o trabalho começou, 70% dos doadores compatíveis vinham de fora do país, a um custo muito alto para o SUS. Hoje, essa proporção inverteu-se. ;Além de ser uma economia significativa, a chance de salvar pacientes aumenta muito, porque a miscinegação no Brasil é importante e não adianta procurar um doador na mesma situação no registro alemão, a não ser que o paciente brasileiro tenha nascido nas colônias alemãs em Santa Catarina e no Paraná;, explica Bouzas. Nenhuma ajuda pode ser descartada, diz o médico, lembrando-se de um caso emblemático de um portador de leucemia de São Paulo, de origem judia, que só encontrou doador no banco de medula de Irsrael.

O Brasil faz parte do esforço internacional de solidariedade, fornecendo medula para outros países, como Portugal, Espanha e Itália, mas a chance maior é de o Brasil importar doadores, devido à miscigenação. ;O melhor é ser autossuficiente e resolver o problema aqui dentro mesmo, pois é difícil o transporte internacional e a burocracia com os documentos. Na Ásia, por exemplo, há impedimento para o envio de material humano;, compara. ;Temos que aumentar a agilidade para não perder o timing, que pode salvar vidas;, conclui Bouzas.

Compatibilidade

Para que se realize um transplante de medula, é necessário que haja uma total compatibilidade entre doador e receptor. Caso contrário, a medula será rejeitada. Essa compatibilidade é determinada por um conjunto de genes localizados no cromossomo 6, que deve ser igual entre doador e receptor. Quando não há um doador aparentado (um irmão, parente próximo, geralmente um dos pais), a solução para o transplante é recorrer aos registros de doadores voluntários, tanto no Redome (o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea) como nos bancos do exterior. No Brasil, a mistura de raças dificulta a localização de doadores compatíveis. Hoje, contudo, já existem cerca de 17 milhões de doadores em todo o mundo. No Brasil, o Redome tem, aproximadamente, 2,7 milhões de doadores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação