Ciência e Saúde

Agência russa diz que presença humana no espaço não é indispensável

Agência France-Presse
postado em 31/08/2011 13:22
Moscou - A Agência espacial russa Roskosmos considerou nesta quarta-feira (31/8) que uma presença permanente de astronautas no espaço não será indispensável no futuro, num momento em que se planeja uma evacuação sem precedentes da Estação Espacial Internacional (ISS).

"No futuro, talvez não necessitemos de uma presença permanente de ;cosmonautas; em uma órbita próxima à da Terra", declarou o diretor-adjunto da Roskosmos, Vitaly Davydov, em uma coletiva de imprensa em Moscou. "Não excluímos voltar ao plano B", acrescentou, referindo-se a uma estação espacial na época soviética do programa Saliut, que previa missões de longa duração e não uma presença permanente.

Após o fracasso do lançamento na semana passada da nave de carga Progress em direção à ISS com 2,9 toneladas de suprimentos e combustível a bordo, a Roskosmos anunciou que adiava várias de suas missões no espaço. Além disso, analisa uma evacuação da ISS, algo que não ocorre desde o ano 2000, caso os voos das naves especiais russas não sejam retomados até o fim de novembro.

Esta perspectiva preocupa a Nasa, já que "há um maior risco de perder a ISS se não houver um astronauta a bordo", segundo Mike Suffredini, responsável da Estação na Agência espacial americana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação