Ciência e Saúde

Cientistas descobrem fragilidade em fungo causador de infecção hospitalar

Agência France-Presse
postado em 05/09/2011 15:01
Paris - Um fungo que representa grande ameaça a pacientes internados em hospitais pode ter uma fraqueza escondida, segundo uma pesquisa publicada nesta segunda-feira (5/9) e que reforça a habilidade dele em aderir ao tecido humano.

A ;Candida albicans; é comum no organismo humano, mas normalmente não acarreta maiores problemas de saúde que infecções vaginais e bucais. Mas em ambientes hospitalares, a cândida é um risco para pessoas doentes ou indivíduos com o sistema imunológico debilitado por câncer, HIV ou transplante.

Ela é responsável por uma em quatro infecções hospitalares, frequentemente transmitida por objetos plásticos implantados no corpo, como catéteres, articulações prostéticas ou equipamentos cardíacos. Nos casos mais severos, quase a metade dos infectados morre. Além disso, a cândida é um inimigo sorrateiro, capaz de mudar a estrutura de sua parede celular de forma a ludibriar novos medicamentos.

A mais recente pesquisa, publicada na Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), chama a atenção para algo promissor: o mecanismo que o fungo usa para aderir às células humanas e colonizá-las se deve ao minúsculo segmento de uma proteína chamada Als adesina. "As proteínas als adesina dão ao fungo a habilidade de florescer no corpo humano, o que o torna agente de infecções tão perigosas", explicou Ernesto Cota, biólogo médico do Imperial College, de Londres.

A equipe de Cota usou escâneres de última geração para investigar a estrutura da ardilosa proteína.

O próximo passo é testar complexos experimentais em amostras de laboratório do fungo para ver se bloqueará sua ação aderente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação