Ciência e Saúde

Confira a íntegra da entrevista com a pesquisadora Kate Laver

postado em 17/09/2011 08:00
1- Como foi o processo de elaboração da pesquisa?
Identificamos 19 estudos que compararam intervenção por realidade virtual com terapias comuns ou nenhuma intervenção. Desses, sete testes indicaram que e usar jogos de video-game que requerem movimentação pode melhorar o funcionamento dos movimentos do braço, em comparação com a terapia convencional. Outros três testes mostraram que a realidade virtual ajuda as pessoas a melhorar sutilmente as habilidades de lidar com atividades diárias, como tomar banho e se vestir.

2- Quais as vantagens de usar interfaces de realidade virtual em comparação à terapia convencional?

As vantagens incluem:
- Programas de realidade virtual são mais interessantes e divertidos do que a terapia tradicional. Com isso, os pacientes se sentem mais motivados a participar da fisioterapia, inclusive por mais tempo;
- Esses jogos dão ao paciente a oportunidade de executar tarefas que não podem ser ou não são normalmente praticadas em uma clínica, como o uso de um simulador de direção de carro;
- Os pacientes podem usar as interfaces de realidade virtual sozinhos, fazendo com que não precisem interromper o processo de fisioterapia caso o médico precise se afastar do tratamento por algum tempo.


3- Você usou alguma interface de realidade virtual das mostradas no estudo? Qual?

Foram várias as interfaces de realidade virtual usadas nos estudos que analisei para a pesquisa. Dessas, a única que usei particularmente foi o Nintendo Wii.


4- Quanto tempo duraram os testes com pacientes?
Os testes ocorreram por períodos variados, mas os maiores duraram oito semanas.

5- Qual parte do estudo você achou mais interessnte?
As partes mais interessantes foram ver que houve melhoras significantes na função dos braços e em fazer atividades do dia a dia, como cozinhar e abrir portas, principalmente porque os tratamentos não eram direcionados especificamente para aprimorar tais atividades; e notar que poucos estudos tenham avaliado jogos de video-game interativos como o Nintendo Wii, uma vez que esses video-games já existentes são amplamente usados na prática clínica.

6- Quais são os próximos passos do estudo?
Esse estudo requer mais pesquisas na área, principalmente para determinar quais características da realidade virtual são as mais importantes. Vamos atualizar a análise dos dados nos próximos dois anos, para verificar os efeitos dos jogos interativos na velocidade de caminhada e na força das mãos.

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