Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Leia mais sobre a extinção dos dinossauros na Terra

Durante cerca de 160 milhões de anos, os grandes donos da Terra foram os dinossauros. No entanto, algum evento ocorrido há aproximadamente 65 milhões de anos mudou essa história. A teoria mais aceita para explicar a extinção dos dinossauros está ligada à queda de um meteoro de 14km de diâmetro que atingiu península de Yucatán, no México. O impacto abriu uma cratera de 180km.
No entanto, segundo a teoria, não foi a queda em si que causou o desaparecimento dos dinos, que no período já estavam espalhados pelo mundo, nos ambientes aquáticos, terrestres e aéreos. São as consequências da batida do meteorito que explicam a morte dos grandes répteis. Em um primeiro momento, o choque gerou um impacto tão forte que modificou o eixo de rotação da Terra, alterando as condições climáticas no planeta.
Em seguida, a poeira produzida criou uma espessa camada na atmosfera, impedindo a entrada de sol na Terra. Sem luz, os vegetais, que estão na base da cadeia alimentar, morreram, levando à morte dos animais, em especial aqueles que precisavam de grandes quantidades de alimento, como a maioria dos dinossauros. ;Entretanto, ao contrário do que muita gente pensa, nem todos os dinossauros desapareceram;, conta o pesquisador Eduardo Eizirik. ;Parte deles, que conseguiam voar, evoluíram, dando origem às aves;, completa o especialista.