Ciência e Saúde

Canadenses prestam homenagem a Nobel de Medicina falecido

Agência France-Presse
postado em 03/10/2011 19:23
O Canadá prestou homenagem nesta segunda-feira (3/10) ao cientista Ralph Steinman, 68 anos, que morreu na sexta passada, três dias antes de ganhar o Prêmio Nobel de Medicina junto a outros dois pesquisadores. "Em nome de todos os canadenses, gostaria de render homenagem aos notáveis sucessos de Ralph M. Steinman e de seus colegas Jules A. Hoffman e Bruce A. Beutler, que hoje conquistaram o Prêmio Nobel de Medicina", disse o premier Stephen Harper.

[SAIBAMAIS]O trio foi premiado por seu trabalho sobre o complexo sistema de defesa do organismo, no qual as moléculas de sinalização liberam anticorpos e células assassinas para responder à invasão de micróbios. "Sua investigação revolucionou o conhecimento do sistema imunológico e abriu novas possibilidades para o desenvolvimento de métodos de prevenção e tratamento contra infecções, câncer e doenças inflamatórias", assinalou Harper. "Graças a sua dedicação se expandiram os limites da ciência e da medicina", disse Harper ao homenagear Steinman, nascido em Montreal no dia 14 de janeiro de 1943, mas que residia nos Estados Unidos.

Harper destacou que os canadenses choram a perda de Steinman e lamentou que a notícia do prêmio tenha saído apenas após sua morte. O Nobel "foi uma merecida homenagem por seu trabalho de toda uma vida". Steinman morreu de câncer de pâncreas na sexta-feira passada, informou a Universidade Rockefeller de Nova York, onde o cientista trabalhava.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação