Ciência e Saúde

Centro Pew de estudos do clima será financiado por empresas

Agência France-Presse
postado em 09/11/2011 19:46
WASHINGTON - O Centro Pew sobre as Mudanças Climáticas globais, um respeitado organismo americano que busca soluções para as alterações no clima, anunciou esta quarta-feira que, após ter perdido a maior parte das doações que o custeavam, agora receberá dinheiro de empresas de energia, entre elas uma companhia petroleira.

Em comunicado, a instituição informou que mudará de nome, passando a se chamar Centro para o Clima e Soluções de Energia (C2ES), e será financiada por Shell, General Electric e Bank of America, entre outras empresas.

As mudanças ocorreram depois que o The Pew Charitable Trusts deixou de dar ao grupo US$ 3,5 milhões ao ano, o que correspondia a quase 80% do seu orçamento anual de US$ 4,4 milhões, no âmbito de uma mudança estrutural na organização filantrópica, explicou um porta-voz à AFP.

A presidente do grupo, Eileen Claussen, ex-negociadora climática no governo de Bill Clinton, continuará presidindo a nova instituição, que se apresenta como um "centro independente, não partidário". "No C2ES, teremos a mesma equipe e o mesmo compromisso com as análises baseadas nos fatos e em soluções práticas", disse Claussen em um comunicado, no qual agradeceu o apoio do The Pew Charitable Trusts, que financia o grupo desde 1998. "Mas é hora de nos erguermos por nossos próprios meios e com uma ampla base de doações foi possível", destacou.

Claussen insistiu na obrigação de que as empresas doadoras aceitem que o centro mantenha sua independência.

As atividades da instituição consistem em "proporcionar informação e análise imparciais sobre os aspectos científicos, econômicos, tecnológicos e de políticas, bem como dos desafios das mudanças climáticas e da energia", disse.

Além da Shell, outros doadores chave para o C2ES são Entergy e Hewlett-Packard. Estas três empresas "aceitaram dar contribuições substanciais para o novo centro", destacou o comunicado. Outros grandes contribuintes são a Fundação Alcoa, Bank of America e General Electric.

Uma porta-voz do Grupo Pew de Meio Ambiente disse à AFP que esta mudança estrutural ocorreu como parte de uma transição, em andamento desde 2004, quando o The Pew Charitable Trusts se tornou uma organização beneficente pública, no lugar de uma fundação familiar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação