Ciência e Saúde

Nasa vai investigar se Marte já abrigou ou pode abrigar formas de vida

postado em 25/11/2011 10:14
Começa amanhã a busca por sinais de vida ; hoje ou no passado ; em Marte. O mais avançado veículo robotizado já construído pela Nasa para explorar o Planeta Vermelho, batizado Curiosity (curiosidade em inglês), deve ser lançado às 13h02 (horário de Brasília). O início da missão, previamente marcado para hoje, foi adiado para a substituição de uma bateria do sistema de finalização de voo, segundo comunicado da agência espacial dos Estados Unidos.

Também chamada de Laboratório Científico de Marte, a sonda é descrita como uma ;máquina dos sonhos;. Espécie de jipe-robô, o equipamento possui câmeras fotográficas e filmadoras de alta resolução, laboratórios químicos, braço mecânico e raio laser que vaporiza rochas e analisa sua composição química. Com 3m de comprimento e 899kg, o Curiosity custou US$ 2,5 bilhões. Em entrevista ao Correio, Matt Golombek, cientista do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, diz que o jipe possui um reator termonuclear que gera eletricidade a partir de radiação, transformando calor em energia.

O caminho até Marte é longo: são 570 milhões de quilômetros. Por isso, a chegada do laboratório ao planeta está programada para 6 de agosto do ano que vem. A aterrissagem da Curiosity contará com uma inovação. Pela primeira vez, um sistema de propulsores e um tipo de guindaste serão usados para pousar o jipe no solo. ;Já usamos outras vezes paraquedas para reduzir a velocidade de queda do veículo. Mas agora, com esse guindaste, será possível pousar a sonda delicadamente e exatamente no local em que queremos;, descreve Golombek.

Segundo ele, a missão tem como objetivo entender como era o meio ambiente em Marte há milhões de anos. ;Nessa exploração, queremos observar se a cratera de Gale poderia ser um local que já abrigou vida e se há condições meteorológicas para que seres vivos possam existir lá;, relata. Gale foi escolhida como local de pouso por conter 5km de montanhas que aparentemente abrigam camadas de argila e sulfato, materiais que dependem de água líquida para sua formação.

;De acordo com nossos estudos, Marte é hoje muito frio e seco, e, como sua atmosfera é muito fina, a água não poderia existir na superfície. Mas o planeta possui determinados minerais que só se formam na presença de água líquida;, detalha Golombeck. Os cientistas esperam, então, encontrar os elementos-chave para a vida, especialmente carbono. ;Se não encontrarmos, poderemos admitir que nós, da Terra, somos seres muito sortudos simplesmente por existir;, ri o pesquisador norte-americano.

Transição
O especialista em asteroides e Sistema Solar Jorge Carvano, do Observatório Nacional, destaca que a questão de como surge a vida no Sistema Solar é uma grande dúvida. ;Há um constante questionamento sobre a transição dos elementos químicos para seres biológicos. Essa missão da Nasa busca investigar se isso aconteceu apenas na Terra ou se é possível que tenha ocorrido em outros planetas;, explica. Segundo o pesquisador, os dados que o Curiosity enviará serão muito mais precisos que os colhidos pelos veículos que o antecederam, os jipes Opportunity e Spirit, lançados pela Nasa em 2003.

Carvano destaca ainda que a missão também pode preparar o caminho para o envio de astronautas ao planeta. ;A sonda vai trazer informações sobre o nível de radiação da região, dado necessário para sabermos se há a possibilidade de, um dia, ocorrer uma viagem tripulada a Marte.; A Nasa tem planos de realizar esse tipo de missão em 2030, o que seria o ponto alto das pesquisas sobre o vizinho da Terra, iniciadas em 1996 com o envio da sonda Viking 1.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação