Ciência e Saúde

Anzol mais antigo do mundo é encontrado no Timor Oriental

Agência France-Presse
postado em 25/11/2011 10:30
Sidney - Arqueólogos australianos encontraram no Timor Oriental o anzol mais antigo do mundo, junto com fósseis que demonstram que os homens pré-históricos praticavam a pesca em águas profundas, revela uma pesquisa cujos detalhes são publicados nesta sexta-feira (25) pela revista Science.

Esculpido em uma concha entre 16.000 e 23.000 anos atrás, o anzol "atesta que nossos antepassados eram bons artesãos e bons pescadores", afirma a professora Sue O;Connor, da Australian National University.

Não parece que a ferramenta foi concebida para a pesca pelágica, e até agora são desconhecidos os métodos empregados no paleolítico para a pesca em águas profundas.

Além da utilização de redes, "é possível que anzóis de outro tipo tenham sido fabricados na mesma época", explicou O;Connor.

O anzol foi encontrado na caverna de Jerimalai (Timor oriental) junto com cerca de 38 mil ossos fósseis pertencentes a 2.843 peixes capturados.

Entre estes peixes há espécies de águas profundas. Este local demonstra que "os primeiros homens modernos que viveram nesta ilha" tinham as técnicas suficientes para "pescar espécies que são difíceis de capturar ainda em nossos dias, como o atum", disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação