Ciência e Saúde

Restos de sonda construída para pousar em marte podem ter caído no Brasil

postado em 17/01/2012 08:00
A sonda Phobos-Grunt, antes do lançamento: localização dos destroços é incerta
Goiás pode ser o misterioso destino dos fragmentos da sonda russa Phobos-Grunt, construída para pousar em Marte, mas que caiu depois de dois meses orbitando a Terra. No domingo, a Agência Espacial Russa (Roskosmos) afirmou que os cerca de 200kg de destroços teriam afundado no Oceano Pacífico, 1.250km a oeste da Ilha de Wellington, no Chile. Ontem, porém, especialistas citados por agências de notícias russas afirmaram que partes da sonda podem ter caído no estado brasileiro.

De acordo com o site do jornal inglês Daily Mail, o vice-diretor da Agência Espacial Russa, Anatoly Shilov, afirmou ao canal de televisão estatal Vesti que a queda dos destroços no Brasil é uma hipótese provável. Especialistas em balísticas ouvidos pelo serviço noticioso RIA Novosti disseram que, em vez de despencar no Pacífico, os fragmentos teriam caído em terra firme e no Atlântico. Goiás estaria bem no centro da zona de impacto. O material consiste de 20 a 30 pedaços da Phobos-Grunt que resistiriam à reentrada na atmosfera terrestre, segundo fontes oficiais russas. Ninguém jamais foi atingido por um destroço caído do espaço.

O vice-primeiro-ministro russo, Dimitri Rogozin, anunciou que vai dirigir as investigações sobre o fracasso da missão espacial. ;Vou controlar pessoalmente a investigação sobre as causas do acidente de Phobos-Grunt;, escreveu em sua conta do Twitter. ;Espero da Roskosmos o relatório prometido sobre as causas do acidente, os nomes dos anti-heróis, assim como as perspectivas de desenvolvimento do setor espacial até 2030;, acrescentou, indicando que uma reunião a respeito vai ocorrer em 31 de janeiro.

A tarefa, porém, pode não ser fácil. Uma autoridade do setor espacial russo, que pediu o anonimato, afirmou no domingo à agência Interfax que a Rússia terá dificuldades para determinar as causas do fracasso devido à ausência de dados telemétricos. ;Estou certo de que as conclusões da comissão de investigação estarão baseadas em suposições, e não em fatos reais;, declarou.

Contradições
A queda da sonda foi precedida por uma série de informações contraditórias por parte da Roskosmos, que primeiro previu o impacto no Oceano Índico, depois em Madagascar, em seguida no Atlântico, na Argentina e finalmente na costa chilena, no Pacífico, para depois assumir que os fragmentos poderiam estar no Brasil. A sonda espacial, de US$ 165 milhões, deveria explorar Phobos, uma das luas de Marte, mas fracassou em sua tentativa de superar a gravidade terrestre, e desde o início de dezembro sua órbita caía lentamente.

A falha na missão é apenas mais um dos eventos fracassados que deveriam comemorar os 50 anos da viagem do soviético Yuri Gagárin ao espaço. Em dezembro, um satélite de comunicações caiu na Sibéria, depois de problemas no lançamento, atingindo uma casa. Três meses antes, uma nave que levaria suprimentos para a Estação Espacial Internacional também não conseguiu deixar a Terra, e acabou destroçada em um bosque siberiano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação