Ciência e Saúde

Problemas de visão podem interferir no desempenho dos estudos

postado em 14/02/2012 08:00
Laura, 7 anos, usa óculos desde que era bebê: o pai percebeu uma alteração em um dos olhos e, no oftalmologista, o diagnóstico foi hipermetropia
Olhos apertadinhos em direção ao quadro-negro e queixas posteriores de dor de cabeça. Sintomas como esses muito frequentemente indicam alguma alteração na visão durante a infância. De acordo com dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 30% das crianças em idade escolar têm problemas de refração, que podem interferir no desempenho nos estudos. Essa porcentagem representa cerca de 8 milhões de pessoas entre 7 e 14 anos.

O Ministério da Educação indica que, em 22,9% dos casos, esses problemas são as principais influências para a evasão escolar. Nesta época de início de ano letivo, especialistas recomendam avaliar a visão dos filhos para evitar problemas futuros.

Dispersão, lentidão ao copiar ou proximidade dos olhos com cadernos e livros podem ser indicativos de dificuldades para enxergar. Segundo Robson Marciano, oftalmologista do Hospital Oftalmológico Pacini, os principais problemas são a miopia, o astigmatismo e a hipermetropia. ;No caso das crianças, no entanto, em vez de a alteração da visão ser para perto, a dificuldade mais comum é de enxergar coisas que estão mais longe;, explica.

A matéria completa você lê na edição desta terça-feira (14/02) do Correio Braziliense

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação