Ciência e Saúde

Comer em barraquinhas de ruas é uma maneira de conhecer novas culturas

Nana Queiroz
postado em 01/03/2012 08:00

Já havia passado das três da manhã quando o chef britânico Tom Kime chegou à área central da Cidade de Cingapura. A fome apertava, e ele estava louco para provar a culinária local. Não havia nenhum outro apaixonado por gastronomia para consultar ; a única pessoa com quem interagiu no caminho ao hotel foi o motorista de táxi. ;Qual é o melhor local para comer aqui a esta hora?;, Kime perguntou. O homem disse que o levaria ao lugar perfeito. O ponto escolhido foi uma barraca de comida de rua tão popular que Kime jura ter contado umas 300 pessoas sentadas às mesas improvisadas no local.

A convite do chef, o taxista sentou-se para comer, chamando à mesa cinco outros homens. A conversa seguiu madrugada adentro e terminou em uma doceria, com o taxista pagando guloseimas para que Kime conhecesse mais da cozinha de seu país. ;Qual foi a última vez que um taxista pagou um doce para você? Essas são experiências únicas que só a comida de rua pode proporcionar;, diz ao Correio o chef, que visitou 14 países para escrever o livro Comidinhas de rua (Publifolha). ;A culinária de rua é o coração pulsante de qualquer cultura. Ela te faz sentir a essência da comunidade;, defende.

Confira reportagem completa na edição desta quinta-feira (01/03) do Correio Braziliense.

LEIA MAIS

Mexilhões recheados (Turquia) - receita da chef Anissa Helou

Ingredientes (para quatro porções):

4 colheres de sopa de azeite extravirgem
1 colher de sopa de pinhões triturados
2 cebolas pequenas bem picadas
1/2 copo de arroz de paella (ou outro tipo de arroz de grãos pequenos), que deve ficar de molho em água quente por alguns minutos
1 colher de sopa de uvas passas
1 e 1/2 colher de sopa de massa de tomate
1/4 de colher de chá de canela em pó
1/4 de colher de chá de pimenta da Jamaica
1/4 de colher de chá de páprica
1 pitada de pimenta-caiena
1 pitada de cravo em pó
1 colher de sopa de salsinha picada
1 colher de sopa de endro picado
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
40 mexilhões grandes ou médios 1 colher de sopa de passa

Modo de preparo:
Coloque o óleo, a cebola e os pinhões em uma panela, mexendo ocasionalmente até dourar. Escorra o arroz e acrescente à mistura. Adicione as uvas passas, a massa de tomate, os temperos e água o suficiente para cobrir a mistura. Ligue o fogo. Quando levantar fervura, cozinhe em baixa temperatura (com a tampa fechada), por cerca de 10 minutos, ou até a água secar. Tire do fogo, enrole a tampa com um pano de cozinha e reserve até esfriar.

Para preparar os mexilhões, retire as rebarbas e lave-os em água fria corrente ; não os deixe de molho, pois eles podem murchar. Coloque um mexilhão de cada vez em uma toalha de cozinha sobre sua superfície de trabalho. Insira a ponta de uma pequena faca afiada entre as conchas em uma ponta e deslize até a outra extremidade ; o mexilhão deve abrir com facilidade, mas mantendo as duas metades anexadas. Não se apresse nessa parte da preparação: você pode quebrar as conchas ou se machucar com a faca.

Depois de abrir todos os mexilhões, recheie as conchas com mais ou menos uma colher de chá da mistura de arroz em cada uma. Feche-os bem e limpe o exterior. Coloque-o para cozinhar no vapor por cerca de 25 minutos. Depois, retire-os e deixe resfriar.
Sirva-os em temperatura ambiente, com limão. Podem ser um petisco entre outros ou uma bela entrada para um jantar especial.


Kebab b;il Karaz (Síria) - por Tom Kime

Ingredientes (para seis porções)


- 300g de ginjas (cerejas ácidas) secas ; se tiver acesso à fruta in natura, ainda melhor
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1 colher (sopa) de melaço de romã
- suco de 1 limão
Para as almôndegas
- 2 dentes de alho cortados ao meio
- 2 pimentas-vermelhas secas bem picadas
- 2 colheres (chá) de coentro em pó
- 1 pitada de sal
- azeite a gosto
- 1 cebola bem picada
- 500g de carne de cordeiro moída
- 1/2 maço de salsa lisa fresca picada
- pimenta do reino a gosto

Modo de preparo


1. pimentaColoque as ginjas secas em uma panela. Adicione200ml de água, o açúcar e o melaço de romã. Ligue o fogo e espere levantar fervura. Em seguida, deixe cozinhar em fogo baixo por 30 minutos, até obter um molho espesso e viscoso. Adicione o suco de limão e prove, ajustando o sabor, se necessário (tenha em mente que as almôndegas devem ser salgadas e picantes)
2. Enquanto isso, faça as almôndegas. Esmague juntos os dentes de alho, a pimenta seca e o coentro em pó com uma pitada de sal até que eles se tornem uma pequena massa. Pré-aqueça uma panela com azeite, em fogo médio. Frite essa massa por cerca de 2 minutos, até que comece a liberar um aroma bom. Adicione a cebola e refogue por 4 minutos. Retire do fogo e acrescente a mistura à carne moída. Tempere com sal, salsa e pimenta do reino a gosto. Faça bolas do tamanho de um tomate cereja.
3. Frite as almôndegas em azeite de oliva em fogo médio, pré-aquecido. Retire-as quando estiverem de uma cor marrom-dourada e deixe-as repousar sobre um papel toalha (isso vai retirar um pouco do óleo). Em outra panela, coloque as almôndegas e as cubra com a calda de ginjas. Cozinhe por alguns minutos para misturar os dois sabores.
4. É ideal para servir como um de muitos pratos de petiscos ou como parte prato principal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação