Ciência e Saúde

Artigo expõe as dificuldades no financiamento de um mundo mais sustentável

postado em 04/03/2012 10:50
Daqui a três meses, um encontro histórico acontecerá no Rio de Janeiro. Pela terceira vez na história, líderes, pesquisadores e sociedade civil se reunirão para discutir os desafios de um mundo que clama por mais sustentabilidade. Na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, apelidada de Rio%2b20, uma referência à primeira conferência do gênero, a Eco92, deverão ser traçadas novas estratégias para a proteção ambiental, aliada à diminuição da desigualdade social. Dentre a série de questões sobre o assunto, uma se sobressai: quem pagará a conta? O dilema é tema de um artigo na edição dessa semana da revista científica Nature.

O pesquisador Edward Barbier, da Universidade de Wyoming, nos Estados Unidos, defende que os fundos multilaterais existentes hoje não são suficientes para angariar os US$ 100 bilhões que as Nações Unidas estipulou, por meio do Fundo Verde para o Clima (GFC, na sigla em inglês), como o necessário para ajudar os países mais pobres a mitigar as mudanças climáticas. ;Todos os compromissos internacionais de financiamento do clima, que também incluem outras iniciativas, têm disponível, atualmente, menos do que US$ 2,5 bilhões;, disse o especialista ao Correio.

A matéria completa você lê na edição impressa do Correio Braziliense
deste domingo (4/2).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação